sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Benefícios da Amêndoa

A amêndoa é a semente do fruto da Amendoeira.

Pode ser encontrada na forma amarga, usada para fazer o óleo de amêndoas que é utilizada como agente de condimentos para alimentos e licores.  Ou pode ser encontrada na forma doce que é comestível, de textura maleável e sabor amanteigado.

As amêndoas tem alto poder antioxidante e é rica em vitamina E, o que ajuda a reduzir os danos causados pela exposição ao sol. Ainda a vitamina E beneficia a circulação sanguínea no cérebro, contribuindo à prevenção de doenças degenerativas.

Estudos indicam que 1 porção de amêndoas 2x por semana ajudam na manutenção do peso. Só não podem ser consumidas em grandes quantidades, por serem calóricas. Ainda, possuem gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, que ajudam a reduzir o colesterol e prevenir de doenças cardiovasculares.

Possui uma grande quantidade de fibras, promovendo saciedade e evitando o aumento de glicose no sangue.

Pode se encontrar nas amêndoas uma boa quantidade de cálcio, nutriente necessário aos dentes e ossos.

É uma ótima fonte de proteína vegetal (ideal para veganos).

Como consumir: Podem fazer parte dos pequenos lanches, acrescentadas em vitaminas ou iogurtes, misturadas às frutas secas, polvilhadas na salada.

Antes de consumir, deixar as amêndoas de molho por cerca de 8 horas para melhorar a biodisponibilidade dos nutrientes.

Att,

Equipe ProEquilibre.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Berinjela auxilia no processo de emagrecimento e redução do colesterol.

A Berinjela possui diversos benefícios ao nosso organismo. Apresenta os seguintes minerais: cobre, magnésio, zinco, potássio, cálcio, ferro e fósforo, além de vitaminas como a vitamina A, Vitamina B1, Vitamina B2, Vitamina C. Além disso é rica em fibras, auxiliando no bom funcionamento do intestino. Ainda, a berinjela possui propriedades antioxidantes, como a antocianina presente, impedindo a formação de radicais livres.

Pesquisas apontam que a farinha da berinjela preserva as propriedades do vegetal e concentra até 10 vezes mais fibra que o legume, auxiliando no processo de emagrecimento, redução do colesterol, prevenindo a arteriosclerose e na saúde do intestino.

A farinha pode ser consumida em iogurtes, sucos, sopas ou compondo receitas. A indicação é de duas colheres de sopa duas vezes ao dia.

Como fazer a farinha: Colocar 1kg de berinjela no liquidificador bater e levar ao forno a 200 graus, até desidratar. A água secará e sobrará a farinha.

1 kg de legume rende 100g de farinha.

Procure um Nutricionista para uma plano alimentar individualizado!

Att,

Equipe ProEquilibre.

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

BCAA – Quando utilizar, Para que serve e o que é?

Pessoal, falaremos hoje sobre um suplemento que muitos já ouviram falar, mas será que sabemos realmente o que é e para que serve o BCAA?

BCAA são aminoácidos de cadeia ramificada, são aminoácidos essenciais (não produzido pelo organismo). É composto por: Valina, Leucina e isoleucina.

Podem ser usado para fornecer energia e construção muscular (Sua função principal).
Por mais que alimentos cárneos contenham BCAA’s, estudos mostram que a suplementação pode ser muito positiva para a construção de músculos.

Durante exercícios com pesos, ocorre o processo de catabolismo, não havendo uma reposição pré e pós treino, o corpo passa a utilizar os aminoácidos presente no organismo, diminuindo assim a massa magra.

Por que utilizar o BCCAA
- Possui papel importante na recuperação de lesões musculares.
- O BCAA estimula a produção de insulina, que é um hormônio anabólico, permitindo a entrada de glicose na célula.

Qual o período ideal para usar o BCAA:

O período ideal é antes e logo após o treino. Assim, você estará evitando o processo de catabolismo (perda de massa magra), ajudará na recuperação do músculo, evitando microlesões.

Se for ingerido antes do treino, ele serve para aumentar o rendimento do treino e depois do treino serve para interromper o catabolismo.

A dosagem varia de pessoa para pessoa devido a alimentação de cada uma. Deve ser feita uma análise da dieta, para saber se ocorre a ingestão de aminoácidos essenciais.

Estudos sugerem a ingestão de 0,20 g x Kg / peso.

Att,

Equipe ProEquilibre.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Molho de Tomate Caseiro - Rico em Licopeno

Licopeno - Poderoso antioxidante: Combate os radicais livres, previne contra células cancerígenas, melhora a saúde da pele e combate o envelhecimento.
Quando os alimentos ricos em licopeno são aquecidos potencializam o efeito antioxidante.




√ Ingredientes:
• 1 cebola média bem picada
• 1 cenoura média ralada 
• 1/2 talo de aipo bem picado
• 1/2 beterraba ralada
1/2 kg de tomate vermelho (preferência orgânico)
• 1 colher se sopa de azeite
• 2 colheres de sopa de cheiro verde picado.

√ Modo de fazer:
Corte o tomate ao meio, retire as sementes e reserve. Refogue a cebola com 1 colher de azeite, deixe ficar transparente. Acrescente o aipo, a cenoura e a beterraba raladas e refogue em fogo baixo. Acrescente os tomates sem sementes, tampe a panela e deixe cozinhar até os tomates desmancharem. Bata no liquidificador e acrescente o cheiro verde picado. Leve ao fogo novamente e deixe o molho apurar, deixando em ponto de polpa.
Pode ser armazenado em potes e congelar.

Att,

Equipe ProEquilibre.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Você conhece os diferentes tipos de sal?

O sal é essencial ao nosso organismo, pois é responsável pela troca de água entre as células e o meio externo, ajudando na absorção de nutrientes e na eliminação de outras substâncias. No entanto, o consumo excessivo de sal está diretamente ligado ao desenvolvimento das doenças como a hipertensão arterial, e consequentemente outras como as cardíacas e as relacionadas à circulação sanguínea.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) o consumo diário de sódio deve ser menos do que 2g por dia ou menos do que 5g de sal, o que equivale a menos de uma colher de chá rasa. Porém, o consumo está chegando a 12g de sal em alguns países.
Conheça os diferentes tipos de sal:
Sal refinado: O sal refinado é o comum, ele passa por um processo de refinamento que o deixa solto e branco. Porém, nesse processo de refinamento se perdem alguns nutrientes. Têm em sua composição 99% de cloreto de sódio.

1g de sal refinado = 400mg de sódio

Sal light: Tem em sua composição 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio. O organismo depende de um equilíbrio hídrico regulado por sódio e potássio. O cloreto de sódio é um retentor líquido e o de potássio é um diurético, assim ingerindo em conjunto o organismo não retém muita água e não leva ao aumento da pressão arterial. Apresenta um sabor mais suave. Lembrando que mesmo sendo light não deve ser colocado em excesso.

Contra indicado para indivíduos com doenças renais, pois a doença leva a um acúmulo de potássio nos rins, favorecendo a doenças cardíacas.

1g de sal light = 197mg de sódio

Sal Marinho: É obtido da evaporação da água do mar, o tornando mais puro. Por não passar pelo processo de refinamento, o sal marinho mantém os micronutrientes, como o iodo, enxofre, magnésio, cálcio. No entanto, Assim como o sal refinado contém mais de 99% de cloreto de sódio em sua composição. Apresenta um sabor salgado mais acentuado.

1g de sal marinho = 420mg de sódio

Sal Rosa do Himalaia: É considerado o mais antigo e puro dos sais marinhos. Possui quase a metade de sódio encontrado no sal refinado e é rico em minerais, como cálcio, magnésio, potássio, cobre e ferro. O sal possui um tom rosado e sabor agradável e suave.

1g de sal rosa = 230mg de sódio

Lembre se que uma boa opção para a substituição do sal no preparo dos alimentos são os temperos naturais, como alho, salsa, cheiro verde, cominho, louro, entre outros.

Att,

Equipe ProEquilibre.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Açúcar mascavo ou açúcar refinado?

Muitas pessoas têm me perguntado qual a diferença do açúcar mascavo para o açúcar refinado e se realmente vale a pena a troca.

O açúcar refinado – Apresenta coloração branca e cristais finos, com dissolução rápida, utilizado comumente em casa. O alimento passa por um processo de refinamento, o qual adiciona produtos químicos como clarificantes, antiumectantes e conservantes.

O açúcar mascavo – É a forma não refinada, de cor marrom e sabor parecido com o de rapadura. É um alimento obtido da concentração do caldo de cana recém-extraído, processo o qual elimina o uso de aditivos químicos para o processo de branqueamento e clarificação. A sua coloração mais escura, marrom ou dourado, é justamente porque ainda não perdeu o melaço da cana onde se encontra quantidades significativas de cálcio, fósforo, potássio e magnésio.

Pode ser perceber que quanto mais escuro o açúcar mais vitaminas e minerais ele tem. No entanto, os dois tipos de açúcar apresentam alta quantidade de caloria e carboidratos. Logo, oferece as mesmas restrições de consumo ao diabético.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), apenas 5% do total de calorias ingeridas ao dia deve vir do açúcar, proporcionando benefícios à saúde. Essa taxa equivale a 25 gramas de açúcar por dia (cerca de seis colheres de chá). Lembrando que a recomendação abrange todos os tipos de açúcar (sacarose, glicose e frutose) provindos de alimentos como açúcar de mesa, mel, sucos e polpas de frutas ou adicionados a produtos industrializados.

Dessa forma, apesar das diferenças das quantidades de minerais, que são maiores no açúcar mascavo, devem ser considerados os valores de calorias e carboidratos (sacarose). Esses minerais podem ser supridos com outros alimentos que não contenham valores tão altos de calorias e carboidratos.  Logo, é imprescindível uma consulta com um nutricionista para elaborar um plano alimentar individualizado, já que cada um tem a sua necessidade de energia, carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas e minerais.

Att,

Equipe ProEquilibre.

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Peito de Peru é saudável?

O peito de peru é um dos embutidos mais consumidos por apresentarem baixa caloria. Mas será que devemos pensar só em calorias?! E a quantidade de sódio? Além disso, muitas vezes as pessoas trocam o jantar pelo sanduiche com peito de peru, será que isso realmente é ideal?

Os produtos embutidos, como peito de peru e presunto, são compostos em grande parte por sobras de carne triturada e misturadas a aditivos, além de grande quantidade de sódio. Logo, não é uma boa opção para substituir a proteína do jantar.

- Duas fatias de peito de peru = 500mg de sódio. Lembrando que a quantidade ideal de sódio é de 2400mg durante o dia.

Ainda, nos ingredientes encontramos: Peito de Peru, água, sal, regulador de acidez: lactato de sódio, condimentos, glicose, realçador de sabor: glutamato monossódico, açúcar, fibra de trigo, proteína isolada de soja, estabilizantes: Polifosfatos de sódio, espessantes: carragena, conservadores: nitro e nitrato de sódio, antioxidante: eritorbato de sódio, aroma natural de fumaça e corante natural carmim de cochonilha.

- Reparem que contém glicose e açúcar;

- Diversos aditivos e conservantes;

- Atenção ao Nitrito e Nitrato que são aditivos utilizados como conservantes e que dão a coloração rosada, pois em contato com o nosso trato gastrointestinal, reage formando nitrosamina, substância cancerígena, devido à temperatura e o ambiente ácido. Logo, deve ser reduzida a ingestão destes.

E agora? Vocês realmente acham que o peito de peru é saudável?!

Att,

Equipe ProEquilibre.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Você sabe o que é uma dieta detox?

A dieta detox tem como objetivo a eliminação de substâncias tóxicas que se acumulam no nosso organismo.

A intoxicação ocorre de uma alimentação exagerada, seja em gorduras, sal, açúcar, conservantes, corantes, carboidratos, bebidas alcoólicas, e de outros fatores como stress, cigarro, poluição e excesso de sol. Todos estes são capazes de sobrecarregar o organismo, como as funções do estômago, intestino e fígado exigindo maior produção de sucos digestivos. Além disso, o hábito alimentar ruim também leva a um trânsito intestinal mais lento, por isso aquela indisposição após a refeição desequilibrada.

O fígado (principal órgão pela eliminação das toxinas) pode não dar conta da faxina, e uma dieta desintoxicante passa a ser bem-vinda. Reduzindo as toxinas, o organismo funciona melhor: digestão dos alimentos, absorção dos nutrientes, eliminação de líquidos. Até os hormônios cumprem suas funções de maneira adequada, sem prejudicar o metabolismo, a pele e o cabelo.

Iniciar com uma dieta detox pode ajudar no estilo de vida mais saudável, pois primeiro elimina-se as toxinas acumuladas no organismo, que nos fazem mal, e depois se inicia o processo de reeducação alimentar, para então chegarmos ao objetivo.

Lembrando que a dieta detox, bem como a reeducação alimentar, seja com o objetivo de emagrecer ou para melhorar a qualidade de vida, devem ser acompanhadas por um Nutricionista. Cada organismo tem a sua necessidade, então não adianta utilizar a dieta da amiga.

Att,

Equipe ProEquilibre.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Os perigos do Shake!!

Atenção pessoal!!

Muitas pessoas estão fazendo dieta por conta própria, e muitas das vezes dieta de baixa caloria, com restrição a muitos alimentos e ainda utilizam shakes substituindo as principais refeições. No entanto, o que muitos não sabem é que os shakes que prometem emagrecimento rápido podem trazer riscos à saúde.

Os produtos chamados “Shakes” possuem em média 200kcal, adicionados de leites, pouco valor nutricional e não fornecem toda a energia que o organismo necessita. Dessa forma, a substituição das principais refeições (almoço e jantar) por shake, pode levar ao alto risco de hipovitaminose (doença causada pela falta ou deficiência de vitaminas no organismo). Além disso, a falta de vitaminas pode gerar uma série de problemas ao nosso organismo como cansaço, cefaleia, fraqueza, distúrbios digestivos, insônia, dores nas articulações, entre outros.

De fato, utilizar shakes substituindo as principais refeições pode até fazer emagrecer, pois estará ingerindo metade da sua real necessidade. Mas até quando a pessoa conseguirá fazer a troca? E será que realmente vale a pena correr riscos à saúde?

Não existe dieta milagrosa e sim reeducação alimentar!


Quer emagrecer? Procure um NUTRICIONISTA!! Um profissional capacitado que te ensinará bons hábitos alimentares para vida toda. 

Att,

Equipe ProEquilibre.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Glucomannan ( Konjac) O poder da fibra

O que é: É uma fibra solúvel feita da fibra do Konjac, shiratake de Konjac, muito útil na culinária chinesa e japonesa.

Possui poucas calorias e um grande poder de saciedade.

Como funciona no organismo: Suprime o apetite por absorver água (50-200 vezes o seu tamanho no estômago humano). Auxilia na perda de peso em pessoas com obesidade.

Como deve ser administrada: Deve ser ingerida antes das grandes refeições.

Benefícios: Por retardar o esvaziamento gástrico, normaliza a glicemia e reduz os níveis de colesterol ruim (LDL).

Dose padrão: 500mg antes das principais refeições. Só pode ser prescrito por Nutricionista e Médicos.

Agende uma consulta e elabore um plano alimentar personalizado!

Att,

Equipe ProEquilibre.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Alergia Alimentar X Intolerância Alimentar

A alergia alimentar e a intolerância alimentar são frequentemente confundidas por apresentarem sintomas semelhantes. No entanto, há muitas diferenças entre elas, sendo importante esclarecer.

As alergias alimentares são designadas por reações de hipersensibilidade. Trata-se de uma resposta imunológica, a qual reconhece a proteína de determinado alimento como estranho invasor (antígeno) ao organismo e com a intenção de se defender desse invasor, as células produzem anticorpos, que por sua vez desencadeiam a liberação de uma substância chamada de histamina. É a histamina que provoca os sintomas alérgicos. A extensão das reações depende da quantidade de alimentos consumidos, idade, estado de saúde e a intensidade da resposta imunológica. Essas reações podem ocorrer desde reações locais, como edemas, até manifestações mais graves, como dificuldade respiratória. Os principais sintomas são: Diarreia, cólicas abdominais, vômitos e náuseas.

Os alimentos que mais comumente causam alergia são leite, ovo, trigo, frutos do mar e alguns vegetais.

Pesquisas apontam que para uma pessoa desenvolver ou não uma alergia alimentar depende de inúmeros fatores, como a genética, a idade, os hábitos alimentares e por consequências de doenças infecciosas.

A intolerância alimentar é desencadeada de uma resposta do organismo causada pelo consumo de determinado alimento, que não envolve o sistema imunológico. Muitas vezes ocorre pela produção insuficiente ou ausente do organismo de enzimas digestivas. Um exemplo é a intolerância ao leite de vaca, quando o organismo tem baixa produção da enzima lactase, dificultando a degradação da lactose (açúcar do leite).

Os alimentos que mais comumente causam intolerâncias são: o glúten, a lactose, frutos do mar, corantes, conservantes e intensificadores de sabores.

Os sintomas são semelhantes aos da alergia alimentar, tais como: diarréia, cólicas abdominais, náuseas e vômitos.

Para tratamento mais eficaz tanto para a alergia alimentar, quanto para a intolerância alimentar, é a exclusão da substância responsável da dieta. No entanto, é essencial repor os nutrientes importantes através da substituição dos mesmos. Além disso, é necessário a verificação nos rótulos, se há algo que não é tolerado.

O acompanhamento pelo médico e pelo nutricionista é essencial para um tratamento correto e melhor qualidade de vida.

Att,

Equipe ProEquilibre.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Os Benefícios do Chá de Hibisco.

O chá de hibisco é feito com o cálice do botão seco da flor chamada Hibiscus Sabdariffa.

É rico em vitamina C, compostos fenólicos, antocianinas (polifenóis), que são considerados excelentes antioxidantes, capazes de agirem sobre os radicais livres e outros agentes oxidantes no organismo. Estes nutrientes proporcionam diversos efeitos benéficos no organismo, como a ação diurética (aumentam a excreção de eletrólitos, principalmente sódio e potássio, inibindo a retenção hídrica e atuando no controle da hipertensão), diminuição do perfil lipídico em pacientes com diabetes e a capacidade de evitar o acúmulo de gorduras.

Estudos apontam que o chá de hibisco é capaz de reduzir a adipogênese, a qual se caracteriza na maturação celular no qual as células pré-adipócitas se convertem em adipócitos maduros capazes de acumular gordura no corpo. Dessa forma, ao diminuir esse processo o chá contribui para que menos gordura fique acumulada no organismo.

Outros estudos demonstraram que alguns flavonoides, presentes no chá, possuem efeito cardioprotetor, pois diminuem a ação da agregação plaquetária e fibrinogênio, dificultando a formação de coágulo.

O chá de hibisco também é fonte de vitaminas B1 e B2, que são importantes auxiliadores no metabolismo do oxigênio e da glicose, as principais fontes de combustível celular. Ainda a vitamina B1 tem essa ação, principalmente nos neurônios, ajudando no bom funcionamento do cérebro.

  • A quantidade recomendada é um copo de 200ml de chá de hibisco. Para cada copo deve ser utilizado de 4 a 6 gramas da flor seca, equivalente a uma colher de chá ou dois a três pacotinhos de chá.
  • Caso consuma a flor seca: Separe 200ml de água, deixe ferver e após isso adicione 4 a 6g da flor seca. Mantenha a bebida por três minutos no fogo e depois pode ser consumida. Procure aquecê-la o mínimo possível para não perder as propriedades.
Atenção: É indicado que gestantes e lactantes evitem o uso do chá de hibisco.

Att,

Equipe ProEquilibre.

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Você conhece os benefícios da Tapioca?

A tapioca está cada vez mais presente na alimentação dos brasileiros!

A tapioca é feita da goma de mandioca hidratada. É um alimento com baixo teor de sódio, pouco calórico, rico em carboidratos simples e sem glúten. Lembrando que a tapioca não possui gliadina, uma proteína presente no glúten que pode gerar inflamação no organismo e favorecer o acúmulo de gordura. Assim, ela pode ser consumida também por celíacos e diabéticos.

A tapioca é uma ótima opção para substituir o pão branco. Apesar de conter carboidratos simples (de rápida absorção), tem o índice glicêmico menor que o pão branco. Ainda, o pão branco é proveniente de uma farinha refinada, pobre em nutrientes e que contém glúten.

A dica é aumentar o seu valor nutricional e diminuir seu índice glicêmico adicionando ingredientes ricos em fibras (no recheio e/ou na massa) e optar por recheios saudáveis, como frutas, legumes e/ou verdura, queijo branco, ovo mexido, frango desfiado, entre outros. E se preferir um alimento doce, escolha geleia sem adição de açúcar ou banana com canela. É possível transformá-la em panquecas e até em pizzas!!

Para uma plano alimentar individualizado procure um Nutricionista!!

Att,

Equipe ProEquilibre.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Intolerância à lactose x Alergia à proteína do leite

Você conhece a diferença? Os sintomas podem ser parecidos, mas é importante saber diferenciar a alergia da intolerância, pois os tratamentos são diferentes.

A intolerância à lactose é a dificuldade do intestino de digerir a lactose, que é um açúcar do leite e que não provoca alergia. Algumas pessoas tem baixa produção da enzima lactase, dificultando a degradação da lactose e provocando sintomas como flatulência, desconforto e diarreia. É possível consumir esta enzima como suplemento ou produtos que contenham a lactose previamente digerida. No entanto, a quantidade a ser ingerida pode variar de pessoa para pessoa, depende da quantidade que tolera, e essa pode ser descoberta através de teste.

Obs: A maioria das pessoas continua com a intolerância à lactose por toda vida. Mas, se o bebê tiver intolerância à lactose provocada por uma diarreia prolongada, talvez melhore após algum tempo.

A alergia à proteína do leite (como a caseína) é uma resposta imunológica do organismo. As manifestações ocorrem geralmente após a introdução do leite de vaca, apresentando sintomas na pele (vermelhidão, descamação, pequenas bolhas), gastrointestinais, respiratórios e emagrecimento. A alergia ocorre geralmente em crianças, especialmente bebês. Nos adultos é rara a alergia à proteína do leite. O único tratamento para a alergia à proteína do leite de vaca é a restrição da ingestão do leite de vaca e seus derivados.

Obs: A maioria das crianças com alergia à proteína do leite ficam curadas até completar 3 anos. São poucas as pessoas que continuam alérgicas por toda vida.

Vale lembrar que é importante a leitura detalhada dos rótulos dos produtos industrializados, ingredientes que podem conter leite de vaca (alfacaseína, betacaseína, caseinato, alfalactoalbumina, hidrolisados, betalactoglobulina, aroma de queijo, lactulose, lactose presente em medicamentos).

Att,

Equipe ProEquilibre.


quinta-feira, 29 de maio de 2014

Suco de fruta x Néctar x Refrescos: Como escolher entre tantas opções??

Com tantas opções nas prateleiras, acabamos caindo na dúvida de como escolher o melhor suco de frutas.

Lembrando que o suco é uma ótima fonte de vitaminas e minerais, fibras e ótima opção para hidratação por conter água.

Mas com tantas opções como o suco propriamente dito,o néctar,o refresco,o suco orgânico...Qual escolher? Abaixo segue as especificações de cada tipo:

Suco de fruta:

O Ministério da Agricultura define suco de fruta integral como “um produto composto por 100% da fruta in natura.”

Não pode conter aromas ou corantes artificiais e a quantidade máxima de açúcar adicionada é de 10% de seu volume.

Suco de fruta integral:

100% da polpa da fruta. Sem adição de água, conservantes e aditivos. É mais caro que o néctar.

Suco orgânico:

Fabricados com frutas sem adição de agrotóxicos. Não possuem conservantes e por isso sua vida de prateleira é curta. Geralmente são bem caros.

Néctar:

De 30% a 50% de polpa. É uma bebida adocicada, diluída em água e pronta para o consumo.

Por possuir de 30% a 50% de polpa, o restante dele é constituído de água e açúcar. Não pode receber aditivos, como os corantes.

Atenção: Caso o produto tenha a adição de “Dióxido de carbono” o produto passa a ter a obrigatoriedade de ser chamado de “Néctar de...” acrescido do nome da fruta.

Suco concentrado de garrafinha:

Possui menos açúcar que o néctar. É mais barato mas leva mais água em sua composição, de 10% a 20% de polpa, corantes, aromatizantes e conservantes.

Refresco:

Contém no máximo 10% da polpa de fruta. Pode conter ou não açúcares. Também conhecido como suco de pozinho e diluído em água.

Possui pouquíssima quantidade de polpa de fruta. Muito pobre em nutrientes e contém muito sódio em sua formulação.

Não possui a obrigação de conter polpa de fruta em sua formulação, sendo assim, obrigado ter a expressão “Artificial” e “sabor de”.

Podemos observar então que a melhor opção seria o suco da fruta natural pois não contém aditivos e a opção a ser excluída de nossa dieta é o refresco, principalmente os artificiais.

Att,

Equipe ProEquilibre.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Procon autua hotéis que serão utilizados na Copa do Mundo de 2014

Procon autuou 02 hotéis que serão utilizados na Copa do Mundo de 2014 e que servirão de hospedagem para as seleções da Itália e Inglaterra.

A operação denominada camisa 10, do Procon, autuou na data de 26/05/14, hotéis destinados a hospedar as delegações das seleções da Itália e Inglaterra.

O hotel Porto Bello em Mangaratiba que receberá a Itália foram encontrados alimentos vencidos, sendo eles: 5Kg de massa para lasanha, 5Kg de camarão, 5Kg de ravióli de frango, 2Kg de salmão, 1Kg e 300g de coração dentre outros produtos.

Já no hotel Royal Tulip em São Conrado, foram encontrados 1,2Kg de salmão, 400g de presunto de Parma e 700g de manteiga vencidos.

Os estabelecimentos terão 15 dias para realizar esclarecimentos sobre o ocorrido.

O que podemos observar é a falta de controle de estoque, de validade dos produtos e sendo produtos perecíveis como o salmão, presunto entre outros.

Um bom treinamento operacional e a realização de um controle de validade amenizaria os problemas.

Link:http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2014/05/procon-rj-autua-hoteis-de-ingleses-e-italianos-mas-libera-o-dos-holandeses.html


quinta-feira, 22 de maio de 2014

Intolerância à Lactose, como e por que ocorre?

A lactose é o açúcar encontrado principalmente no leite e em derivados.
A intolerância à lactose ocorre quando há falta da enzima lactase, produzida no intestino delgado, que tem por finalidade digerir o açúcar do leite em carboidratos, para sua melhor absorção.
A deficiência ou ausência dessa enzima torna difícil a digestão da lactose chegando ao intestino grosso de forma inalterada, sendo fermentada por bactérias, produzindo assim ácido láctico e gases. Ainda, a presença de lactose no intestino grosso aumenta a retenção de água, podendo causar diarreia e cólicas.
A deficiência congênita da enzima é um defeito genético raro, no qual alguns recém-nascidos, principalmente prematuros, nascem sem a capacidade de produzir lactose. Nesse caso a intolerância é permanente.
Em outros casos, pode haver a inibição temporária da enzima, principalmente no primeiro ano de vida. A criança tem uma deficiência temporária da enzima, devido à morte das células da mucosa intestinal, produtoras da lactase, principalmente quando há diarreia persistente. Não existe um tempo exato para que isso ocorra, depende da resposta de cada organismo.
Por outro lado, em qualquer idade pode se apresentar a diminuição da produção da lactase.
Os sintomas variam de pessoa para pessoa e de acordo com a quantidade ingerida, mas se caracterizam por: dor abdominal, náusea, gases, diarreia e cólicas.
Uma vez diagnosticado, pode se prevenir novos sintomas reduzindo ou excluindo leite e derivados, além de produtos ou alimentos preparados com leite. Outra forma de evitar os sintomas é experimentar os suplementos da enzima lactase. O medicamento deve ser ingerido junto com os laticínios.
Hoje, no mercado, cada vez mais existem produtos livres de lactose. Pães, bolos, biscoitos, leite e queijos, entre outros. Lembrando que se deve ficar atento aos rótulos!!
É importante ressaltar que quem optar por eliminar os laticínios pode gerar uma deficiência de cálcio no organismo, necessitando suprir a necessidade do mineral. O indivíduo deve ingerir vegetais de cor verde-escura como brócolis, couve, agrião, mostarda, além de repolho, nabo, peixes, mariscos e camarão.
Procure um nutricionista para um plano alimentar individualizado!


Att

Equipe Pro Equilibre

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Atenção ao Excesso de Sal e Sódio

O consumo excessivo de sal está diretamente ligado ao desenvolvimento das doenças como a hipertensão arterial, e consequentemente outras como as cardíacas e as relacionadas a circulação sanguínea.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) o consumo diário de sódio deve ser menos do que 2g por dia ou menos do que 5g de sal, o que equivale a menos de uma colher de chá rasa. Porém, o consumo está chegando a 12g de sal em alguns países.
Devemos ter atenção com o sal escondido em diversos produtos alimentícios, por isso fiquem de olho nos rótulos. O sódio encontrado naturalmente em alimentos, como laticínios e ovos, está presente em quantidades bem maiores nos produtos processados.
A dica é: prefira produtos não industrializados, substitua o sal por temperos naturais (cebola, alho, salsinha, cebolinha, orégano, manjericão, entre outros) e sempre experimentar a comida antes de pôr sal, para ver se está adequada ao seu gosto.
Att


Equipe Pro Equilibre

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Barra de Cereais: Você sabe qual é a ideal?

As barras de cereais estão cada vez mais presentes na alimentação das pessoas. Elas são fáceis de serem transportadas, podem ser levadas na bolsa, ficar nas gavetas do escritório, enfim, é um alimento que se adaptou bem a correria da vida moderna.

No entanto, temos que ter cuidado, pois a maioria delas são altamente energéticas, devendo ser consumida com moderação e não servem para substituir as refeições, já que não fornecem qualidades nutritivas. A barra de cereais é uma opção prática para o lanche, como uma forma de variar a dieta.

Ainda, existe no mercado uma variedade de barra de cereais e muitas não são saudáveis, com baixo teor de fibras, com adição de açúcar ou gordura e bastante calórica. E essas acabam sabotando a sua dieta.

A dica é: Prefira aquelas que não possuem adição de açúcar ou gorduras, que possuam pelo menos 3g de fibra em cada barrinha, que contenham até 100 kcal e que sejam compostas por itens realmente integrais como aveia, amaranto, chia, além das oleaginosas, como a castanha-do-pará e as nozes, e frutas secas, como o damasco e as passas.

Vale lembrar que as fibras são importantes para o funcionamento do trânsito intestinal, promovem saciedade e minimizam a vontade de comer doces.

As versões orgânicas são ótimas para a saúde, pois geralmente não possuem aditivos químicos, como os conservantes e corantes artificiais, que estão associados ao mau funcionamento do organismo.

A melhor maneira de saber se é nutritiva ou não é ficar atento ao rótulo, tanto na tabela de composição nutricional quanto na lista de ingredientes.

Att

Equipe Pro Equilibre