quarta-feira, 2 de abril de 2014

Ovo, vilão ou mocinho?


Durante décadas o ovo foi considerado vilão devido à quantidade de colesterol presente na gema. No entanto, diversas pesquisas comprovaram que o colesterol do ovo não tem relação ao aumento do colesterol sanguíneo e ainda enfatizaram os benefícios que podem trazer à saúde.

A gema do ovo apresenta em sua composição mais gorduras boas como, gordura monoinsaturada e gordura poli-insaturada, do que a gordura ruim (saturada) e ômega 3, que ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue, evitando picos de insulina, que disparam o apetite e favorecem o depósito de gordura. Além disso, a colina, presente na gema, atua na redução da absorção do colesterol no corpo. 

Os ovos tem alto valor nutricional, com proteína de alto valor biológico, ácidos graxos essenciais, antioxidantes (luteína e zeaxantina – ajudam na prevenção da degeneração macular, protegendo a visão), triptofano (aminoácido precursor da serotonina – substância associada à sensação de bem-estar) e colina.

A ingestão de claras de ovo ou do suplemento albumina é conhecida pela maioria dos atletas de musculação. A clara contém leucina, um aminoácido que ajuda a manter a massa magra, diminuindo espaço para gordura e minimizando perda de músculos. 

Desta forma, fica evidente que as pessoas podem incluir ovos em suas dietas (clara + gema) aproveitando dos seus benefícios no consumo diário.

Dicas: 

✔️O consumo de ovos no café da manhã provoca maior saciedade reduzindo o consumo de alimentos calóricos nas outras refeições do dia. 
✔️Consumir ovos com alimentos integrais e vegetais como: frutas, legumes e verduras, favorecem a perda de peso, além de proporcionar uma dieta equilibrada. 
✔️Os ovos podem ser consumidos cozidos, na forma de omelete, poché, ovo mexido.

Att


Equipe Pro Equilibre

Nenhum comentário:

Postar um comentário