terça-feira, 8 de abril de 2014

Azeite virgem ou extravirgem?


O azeite de oliva é um dos óleos mais nutritivos do mundo. Ele é extraído com a prensagem a frio (em temperatura ambiente) das azeitonas. A classificação do azeite como virgem ou extravirgem é feito pelo nível de acidez, que é determinado pela concentração de gorduras saudáveis, como as poli e monoinsaturadas. Assim, o azeite extravirgem (acidez máxima de 1%) é o que possui a maior qualidade. Ele também tem sabor e odor mais acentuado e maior grau de pureza, por ser obtido da primeira prensagem das azeitonas. O azeite de oliva virgem possui acidez máxima de 1,5% e é extraído da segunda ou terceira prensagem do fruto, tornando o sabor e a qualidade da gordura inferior (mais gorduras saturadas e menos monoinsaturadas).


O azeite de oliva é rico em vitaminas (principalmente a vitamina E), minerais e compostos antioxidantes (ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças). No entanto, esses benefícios só podem ser obtidos se o azeite for consumido em temperatura ambiente, usado para temperar saladas cruas, vegetais cozidos, sobre peixes, frango e carnes, ou até mesmo nos lanches: Regar o pão com azeite no lugar de margarina ou manteiga, torrada com azeite e queijo, sobre queijo cottage, etc.


*Para os esportistas esse tipo de óleo é essencial, uma vez que seu aporte clórico é alto e oferece boa nutrição. Para ganho de massa, consumir 3x/dia (3 colheres de sopa) e para quem quer emagrecer, consumir 1 – 2x/dia.

Att


Equipe Pro Equilibre

Nenhum comentário:

Postar um comentário