terça-feira, 15 de abril de 2014

Época de Páscoa.. Chocolate pode ou não pode?


A Páscoa está chegando... Então vamos falar sobre chocolate!

O chocolate é um dos produtos mais consumidos no Brasil e no mundo.

É um alimento que pode trazer vantagens e desvantagens ao organismo, tudo depende do tipo e da frequência de consumo.

O chocolate ao leite e o chocolate branco quando consumidos em excesso não trazem benefícios. Além de serem muito calóricos, são ricos em açúcar e gorduras trans, o que pode contribuir para o ganho de peso, o aumento do colesterol, a diabetes e a obesidade.

As sementes de cacau e seus derivados (como chocolate amargo, cacau em pó e a massa de cacau) são fontes alimentares ricas em flavonoides, que por sua vez pode agir no organismo como um potente antioxidante. Diversas pesquisas associam a ingestão de flavonoides com a redução do risco cardiovascular e de certos tipos de câncer, em função de sua capacidade de reduzir o estresse oxidativo.

Os chocolates mais escuros, que apresentam sabor amargo, e com menor teor de açúcar são os que têm maior potencial de contribuir para a saúde em relação ao chocolate branco e ao leite, devido a maior quantidade de cacau presente em sua composição.

Nesta época do ano, o chocolate é uma forma de aproximação. O valor emocional da troca, já contribui para o bem-estar da pessoa. Aproveite com consciência! Opte pelo amargo, com maior concentração de cacau possível. Ainda, ao invés de comer grandes quantidades de chocolate de uma só vez, é melhor que pequenas quantidades sejam ingeridas por dia. 30g de chocolate (equivale a uma barrinha pequena ou 4 quadradinhos da barra grande) não é considerada exagerada, desde que esteja inserida em uma dieta saudável e que contenha baixo teor de gordura e açúcar.


Att

Equipe Pro Equilibre

Nenhum comentário:

Postar um comentário