sexta-feira, 6 de março de 2015

A Dieta da moda: clara de ovo, frango e batata doce

Muitas pessoas têm me perguntado se a melhor dieta para o ganho de massa muscular é a "dieta da moda: Clara de ovo, frango e batata doce” que muitos desportistas têm utilizado.

Então vamos ao primeiro ponto: é uma dieta muito restrita e não é balanceada, ou seja, não garante todos os nutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras boas, vitaminas e minerais) necessários à um indivíduo saudável.

Segundo ponto: Muitas pesquisas já comprovaram que esse tipo de dieta pode levar à prejuízos na saúde e no rendimento, uma vez que a dieta hiperproteica pode levar a sobrecarga dos rins, aumento de ácido úrico e perda de cálcio dos ossos.

Terceiro ponto - Porque esses alimentos são utilizados:

A Clara de ovo é um alimento rico em proteína, principalmente albumina, relacionada com a recuperação muscular.

O frango é considerado como uma proteína de alto valor biológico, ou seja, que possui aminoácidos responsáveis pelo anabolismo muscular.

*Uma dieta balanceada deve conter o consumo de 15 a 20% de proteína do valor energético total, sendo que nessa dieta pode chegar até 70% do valor total de proteínas.

*Pesquisas apontam que para o aumento de massa muscular a utilização máxima pelo músculo é de 20 a 25 g de proteína por refeição. Dessa forma, se a cada refeição o indivíduo consumir 2 peitos de frango (100 g cada), estará ingerindo em torno de 40 g de proteínas.

*Além disso, nessa "dieta da moda" a única fonte de gordura é a gordura saturada provinda do frango, o que não poderia passar de 30% do valor energético total da alimentação e que deveria dar preferência à gordura insaturada de peixes, oleaginosas e azeite de oliva.

A batata doce é um carboidrato de baixo índice glicêmico, o qual não leva a picos de insulina. Além disso, é consumida pelos desportistas por conter fibras, Vitamina C e potássio.

*Lembrando, que a vitamina C e potássio são perdidos no cozimento e as fibras estão presentes na casca, e podemos encontrar esses nutrientes em outros alimentos e em maiores quantidades.

Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte a recomendação é de 1,2 a 1,4g de proteína (por dia) por quilo de peso, sendo necessária uma ingestão variada de proteína (frango, peixe, carne vermelha, leite e iogurtes, queijos brancos). Além disso, é importante para uma alimentação equilibrada a ingestão de leguminosas, oleaginosas, carboidratos (priorizando os integrais), frutas, legumes e verduras e uma boa hidratação.

Procure um nutricionista para um plano alimentar individualizado.

Att,

Equipe ProEquilibre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário