quinta-feira, 26 de março de 2015

Colágeno e elasticidade da pele

O colágeno é fabricado por fibroblastos (células que sintetizam as moléculas precursoras do colágeno). O colágeno é naturalmente produzido pelo nosso organismo, mas pesquisas apontam que a partir dos 30 anos ocorre uma queda da produção, em média desacelera 1% ao ano e em mulheres na menopausa a tendência é desacelerar o dobro da síntese de colágeno.

A queda na produção dessa substância acarreta em uma flacidez na pele, que pode ser agravada por alguns fatores, como: cigarro, estresse ou excesso de exposição solar.

A principal função do colágeno é dar elasticidade à pele, firmeza. Ajuda a adiar rugas e linhas de expressão, fortalecer cabelos e unhas, manter a integridade dos músculos e das articulações, melhorar a celulite e diminuir a incidência de estrias.

Para repor o colágeno no organismo é importante fazer uma alimentação rica neste nutriente. Os alimentos que encontramos colágeno são principalmente de origem animal: carnes vermelhas, frango, peixes, ovos, queijo, leite e iogurte desnatado.

Ainda, encontramos o colágeno hidrolisado que pode ser na forma de pó ou cápsulas. A hidrólise é um processo que quebra as proteínas para que sejam mais bem absorvidas pelo organismo. A recomendação é de 10g ao dia de colágeno.

No entanto, é imprescindível o consumo de colágeno associado às vitaminas A, C e E, e os minerais selênio e zinco. Já que auxiliam o aminoácido ingerido a se converter em colágeno.

Lembrando que é necessário junto à ingestão do colágeno, uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos, para obter uma pele mais bonita e hidratada.

Att,

Equipe ProEquilibre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário