segunda-feira, 28 de abril de 2014

Suplemento Alimentar


Suplemento alimentar são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes como vitaminas, minerais, aminoácidos, ácido graxos e fibras.

O suplemento foi elaborado com o conceito de ser utilizado para complementar a dieta, caso a mesma não consiga atingir os níveis necessários de nutrientes.

A ANVISA não autoriza que tais produtos façam propagandas enganosas, prometendo emagrecer ou aumento de massa muscular.

Muito difundido entre os esportistas, praticantes de atividade física e fisiculturista, possui um apelo enorme pelo marketing na área de Fitness.

O uso indiscriminado de certos suplementos podem causar males á saúde, pois alguns suplementos podem acarretar problemas nos rins, fígado e coração.

Portanto o mesmo deve ser prescrito somente por Nutricionista ou Médico.

Tipos de suplementos existentes:

- Hipercalóricos: Indicado para pessoas com elevado gasto calórico, metabolismo acelerado onde acaba prejudicando o ganho de massa magra. É um produto composto de carboidrato de alto índice glicêmico, proteína, vitaminas e minerais. O uso indiscriminado pode aumentar o percentual de gordura.

-  Protéicos: Possuem grandes quantidades de proteína de alto valor biológico ou segundo a ANVISA, que atenda no mínimo 20% da recomendação diária de um adulto.
Podem conter carboidratos e lipídios em sua composição. Foram elaborados com a finalidade de promover a liberação gradual de aminoácidos na corrente sanguínea, favorecendo o crescimento de massa muscular.

- Termogênicos: Também conhecidos como “queimadores de gordura”, aceleram o metabolismo basal e assim transformam a gordura corporal em energia. Aumenta a temperatura corporal, esse processo é chamado de termogênese. A principal indicação é o uso concomitante com atividade aeróbica.
Geralmente a substância encontrada nos termogênicos é a cafeína.

- Antioxidantes: São capazes de atuar no organismo como um todo, previne o envelhecimento celular e as mais diversas doenças.
Ajudam no combate aos radicais livres, os antioxidantes estão presentes nas frutas e vegetais.
Os antioxidantes mais conhecidos são a Vitamina C, Vitamina E e Betacaroteno.


Os suplementos só podem ser indicados por Nutricionista. Agende uma consulta!

Att

Equipe Pro Equilibre


Os Benefícios da Chia


A semente de chia é benéfica ao organismo, devido a sua riqueza nutricional. A semente tem em sua composição ômega 3, antioxidantes, cálcio, cobre, potássio, zinco, vitaminas do complexo B, proteínas e fibras.

A elevada quantidade de fibras permite controlar a diabetes e manter uma boa saúde intestinal. Além de retardar o esvaziamento gástrico, proporcionando uma maior saciedade.

A semente, a farinha e o óleo de chia podem ser encontrados em casas de produtos naturais. O grão pode ser consumido com frutas, sucos, vitaminas, ou ainda em receitas de bolo, pães e farofas. Para obter os benefícios da chia basta consumir entre duas a quatro colheres de sopa por dia.

*A Chia é isenta de glúten, sendo uma excelente opção também para celíacos.

Benefícios:

ü  Promove a saciedade e ajuda a emagrecer;
ü  Melhora o funcionamento do intestino;
ü  Fortalece os ossos;
ü  Combate diversas inflamações;

Procure um nutricionista para um plano alimentar individualizado!!

Att

Equipe Pro Equilibre

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Treinamento para Manipuladores de Alimentos

Treinamento destinado a funcionários que atuem em restaurantes, fast food, cafeterias, cozinheiras de creches entre outros, buscando capacitar os mesmos de acordo com as leis da Anvisa e Segurança Alimentar, visando garantir um produto de qualidade aos clientes.

Funcionários treinados garantem ao estabelecimento maiores lucros, menores custos com desperdício de matéria-prima, menor taxa de absenteísmo, menor rotatividade e maior controle da validade dos insumos.


Os funcionários serão treinados com base nas normas de Boas Práticas de Fabricação e terão direito a certificado.

Agende uma reunião para saber mais sobre o serviço!

Palestras sobre Nutrição & Reeducação alimentar

São realizadas palestras para empresas, famílias, praticantes de atividade física com o intuito de passar um breve conhecimento sobre o tema proposto: Nutrição e Reeducação alimentar.

Os temas abordados nas palestras vão de acordo com a escolha do contratante. São utilizados temas voltados para a reeducação alimentar, sobre dietas da moda, sobre nutrição e estética, nutrição e atividade física entre outros.

A intenção das palestras é conscientizar as pessoas a terem hábitos alimentares saudáveis, melhorando assim sua qualidade de vida.

“A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original” (Eisntein).

Agende uma Reunião para saber mais sobre o serviço!



Personal Diet & Light:

O Nutricionista Personal Diet & Light é um profissional que realiza atendimento domiciliar, de forma individualizada e personalizada. O local de atendimento fica á critério do cliente podendo ser sua própria residência, local de trabalho ou academia.

O serviço oferecido inclui atendimento nutricional constituído por aconselhamento nutricional, dieta individualizada, sempre baseada nos dados clínicos, anamnese, dietética e antropometria.

Constitui também a elaboração de cardápio único, com o objetivo de atingir as necessidades de cada cliente (emagrecimento, ganho de massa magra, reeducação alimentar, cuidado nas patologias entre outros).

Pode ser oferecido também os seguintes serviços: Educação nutricional para a família, elaboração de lista de compras, Acompanhamento á Supermercados, feiras e hortifrútis, Acompanhamento em Restaurantes.


Entre em contato e agende um atendimento.

Consultoria para Estabelecimentos Alimentícios

O Objetivo deste serviço é evidenciar as oportunidades de melhoria dos processos operacionais da cozinha para adequação e implementação do conceito de Segurança Alimentar.

Tem por base o uso das leis da ANVISA e visa buscar melhorias nos serviços de alimentação (Restaurantes, Fast food, Cafeterias e Padarias).

Fornece orientação á equipe operacional, organiza os documentos necessários á visita da fiscalização sanitária, faz um diagnóstico completo do local avaliando as condições higiênico sanitária do estabelecimento, avalia o processo operacional em si, armazenamento de insumos e controle de validade dos gêneros alimentícios.

É gerado um relatório minucioso apontando as oportunidades de melhoria e gráficos para ilustrar os itens mais críticos.


Agende uma Reunião para saber mais detalhes do serviço oferecido.

Atendimento em Consultório

Disponibilizamos atendimento em consultórios clínicos, localizados nos seguintes bairros: Méier, Centro e Copacabana.

O cliente irá passar por uma anamnese clínica, dietética e antropométrica e então iniciará o processo de elaboração do plano alimentar, de acordo com as suas necessidades.

O cliente receberá um folder contendo orientações nutricionais de acordo com o seu objetivo e em seguida o plano alimentar. Terá todo o suporte necessário para alcançar o objetivo.


Agende uma consulta!

Clínica Barão de Ipanema: Av. N. S. Copacabana, n 895, Sala 401 – Copacabana – As quartas- feiras de 12:00 às 17:00 - Tel: 2255-3638/3592-6099

Clínicas Médicas Integradas do Méier: Rua Dias da Cruz, 712 – Méier – As quintas-feiras de 8:00 às 13:00 e as sextas-feiras de 13:00 às 17:00 - Tel: 3822-2585/2591-9255

Gabi Nascimento – Espaço da beleza: Rua da Quitanda, 19, Sala 706 – Centro – As terças-feiras de 14:00 às 18:00 - Tel: 3041-2032


terça-feira, 22 de abril de 2014

O que é glúten?


O glúten é uma proteína presente em alguns cereais, como trigo, aveia, centeio, cevada, malte e seus derivados.

Ele proporciona o aspecto viscoso e confere a elasticidade a bolos, pães e massas. Na indústria de alimentos, é adicionado a produtos industrializados, embutidos e até chocolates, justamente por essa característica.

É considerada uma proteína de difícil digestão - Como o glúten não é digerido por completo ficam algumas moléculas no organismo, que não são reconhecidas por nosso corpo. Como resposta, são liberados anticorpos, gerando uma série de desordens.

Os celíacos tem intolerância permanente ao glúten. Ele causa lesões no intestino e prejudica a absorção de nutrientes. Porém, mesmo para quem não tem a doença celíaca, esta substância pode causar danos ao organismo e gerar reações alérgicas.

O consumo do glúten pode causar prisão de ventre, diarreia, gases, inchaço, retenção de líquido, enxaquecas e até dores articulares. Retirar o glúten da alimentação reduz a inflamação do organismo e consequentemente ajuda a evitar esses sintomas e promove a perda de peso.

Para retirar o glúten da dieta, basta substituir os alimentos que possuem glúten por: Tapioca, soja, leguminosas, quinoa, chia, linhaça, milho, laticínios, batata, arroz, mandioca, castanhas, sementes, frutas, vegetais, carnes e cereais produzidos sem trigo, entre outros.

Hoje são encontrados diversos produtos no mercado sem glúten, como farinhas, pães, torradas, bolos. O ideal é estar sempre atento à rotulagem dos produtos e ingredientes.

Att

Equipe Pro Equilibre

terça-feira, 15 de abril de 2014

Época de Páscoa.. Chocolate pode ou não pode?


A Páscoa está chegando... Então vamos falar sobre chocolate!

O chocolate é um dos produtos mais consumidos no Brasil e no mundo.

É um alimento que pode trazer vantagens e desvantagens ao organismo, tudo depende do tipo e da frequência de consumo.

O chocolate ao leite e o chocolate branco quando consumidos em excesso não trazem benefícios. Além de serem muito calóricos, são ricos em açúcar e gorduras trans, o que pode contribuir para o ganho de peso, o aumento do colesterol, a diabetes e a obesidade.

As sementes de cacau e seus derivados (como chocolate amargo, cacau em pó e a massa de cacau) são fontes alimentares ricas em flavonoides, que por sua vez pode agir no organismo como um potente antioxidante. Diversas pesquisas associam a ingestão de flavonoides com a redução do risco cardiovascular e de certos tipos de câncer, em função de sua capacidade de reduzir o estresse oxidativo.

Os chocolates mais escuros, que apresentam sabor amargo, e com menor teor de açúcar são os que têm maior potencial de contribuir para a saúde em relação ao chocolate branco e ao leite, devido a maior quantidade de cacau presente em sua composição.

Nesta época do ano, o chocolate é uma forma de aproximação. O valor emocional da troca, já contribui para o bem-estar da pessoa. Aproveite com consciência! Opte pelo amargo, com maior concentração de cacau possível. Ainda, ao invés de comer grandes quantidades de chocolate de uma só vez, é melhor que pequenas quantidades sejam ingeridas por dia. 30g de chocolate (equivale a uma barrinha pequena ou 4 quadradinhos da barra grande) não é considerada exagerada, desde que esteja inserida em uma dieta saudável e que contenha baixo teor de gordura e açúcar.


Att

Equipe Pro Equilibre

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Os benefícios do óleo de coco


O óleo de coco é essencialmente composto por gorduras saturadas, no entanto, elas são em sua maioria, triglicerídeos de cadeia média (TCM), isto é, são facilmente absorvíveis, principalmente no fígado, sendo logo convertidos em energia e não se acumulando em forma de gordura no corpo. Diversas pesquisas têm mostrado os benefícios do óleo de coco, e os TCM são os responsáveis pela maior parte.
ü  Auxilia no processo de emagrecimento - Ajuda a acelerar o metabolismo do organismo. Isso porque o ácido láurico, um dos TCM, fazem as células trabalharem de forma acelerada, consumindo assim mais calorias, o que evitaria o acúmulo de gordura localizada e como resultado favoreceria a perda de peso.
ü Controla a compulsão por carboidratos: Ajuda principalmente para os diabéticos. Assim como os alimentos ricos em fibras, ajudam a manter níveis estáveis de insulina no sangue.

ü  Regula a função intestinalTantos nos casos de constipação (prisão de ventre) como nos casos de diarreia, o óleo de coco pode ajudar a regular a função intestinal.

ü   Redução do mau colesterol: reduz o LDL e evita que o mesmo se oxide. Por outro lado, pode promover o aumento do bom colesterol (HDL).
ü  Ação antioxidante

ü  Traz saciedade
O óleo de coco pode ser bem utilizado em dietas, mas para isso é necessário mudar todo o consumo de gorduras do cardápio, já que ele estará suprindo apenas as quantidades de gordura saturada. Deve se consumir bem menos carnes vermelhas e frituras e priorizar peixes, oleaginosas, grãos como a linhaça e óleos como o azeite
* O ideal é consumir uma colher de sopa de óleo de coco, afinal mais do que isso extrapola as quantidade de gordura saturada diárias.
Pode ser utilizado em preparações frias, como saladas e sucos de frutas. Caso queira incluí-lo em pratos quentes, use apenas na finalização e não leve ao fogo, para que ele conserve suas propriedades antioxidantes. 
Att

Equipe Pro Equilibre

quarta-feira, 9 de abril de 2014

A importância do SELÊNIO para o nosso organismo


Selênio - Potencializa a ação da Vit E, importante na neutralização dos radicais livres, sendo um excelente antioxidante, além de facilitar a eliminação de toxinas. Na deficiência é observada maior produção de substâncias pró-inflamatórias por nosso corpo, sobrecarregando o sistema imunológico. 

✔️Alimentos fontes: Castanha-do-pará, frutos do mar, aves e carnes vermelhas, arroz integral e grão de aveia. 

Benefícios:
✔️Evita a flacidez tecidual e o envelhecimento da pele causado pelo sol.
✔️Importante no sistema imunológico: Evitando gripes, infecções e viroses.
✔️Utilizado no tratamento de acne.
✔️Desintoxicação de metais pesados.

A recomendação da ingestão diária, de acordo com a RDA, é de 55mcg para adultos.

Att

Equipe Pro Equilibre

terça-feira, 8 de abril de 2014

Azeite virgem ou extravirgem?


O azeite de oliva é um dos óleos mais nutritivos do mundo. Ele é extraído com a prensagem a frio (em temperatura ambiente) das azeitonas. A classificação do azeite como virgem ou extravirgem é feito pelo nível de acidez, que é determinado pela concentração de gorduras saudáveis, como as poli e monoinsaturadas. Assim, o azeite extravirgem (acidez máxima de 1%) é o que possui a maior qualidade. Ele também tem sabor e odor mais acentuado e maior grau de pureza, por ser obtido da primeira prensagem das azeitonas. O azeite de oliva virgem possui acidez máxima de 1,5% e é extraído da segunda ou terceira prensagem do fruto, tornando o sabor e a qualidade da gordura inferior (mais gorduras saturadas e menos monoinsaturadas).


O azeite de oliva é rico em vitaminas (principalmente a vitamina E), minerais e compostos antioxidantes (ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças). No entanto, esses benefícios só podem ser obtidos se o azeite for consumido em temperatura ambiente, usado para temperar saladas cruas, vegetais cozidos, sobre peixes, frango e carnes, ou até mesmo nos lanches: Regar o pão com azeite no lugar de margarina ou manteiga, torrada com azeite e queijo, sobre queijo cottage, etc.


*Para os esportistas esse tipo de óleo é essencial, uma vez que seu aporte clórico é alto e oferece boa nutrição. Para ganho de massa, consumir 3x/dia (3 colheres de sopa) e para quem quer emagrecer, consumir 1 – 2x/dia.

Att


Equipe Pro Equilibre

Equipe

Marcus Vinicius da Silva, Nutricionista e Pós graduando em Gestão da Qualidade e Segurança dos alimentos.

Formado há 7 anos em Bacharel em Nutrição pela Universidade Gama Filho, atuante na área de Segurança alimentar exercendo o cargo de Auditor para diversas empresas tais como: Bob’s. Mc Donald’s, China in Box, Giraffa’s e atualmente para a rede Outback Steakhouse e prestando atendimento como Personal Diet & Light.

Possui como cursos de aperfeiçoamento: 
  • Curso de atendimento Nutricional para Academias.
  • Curso de Nutrição Clínica Ortomolecular e Biofuncional.
  • Atualização para alimentação Infantil.
  • Curso preparatório geral para concursos em Nutrição.

Thaís Aires Hahn Terra, Pós graduanda em Personal Diet em Clínica, Esporte e Fitoterapia pela UBM. 

Nutricionista graduada pela Universidade Veiga de Almeida, atua em atendimento nutricional em Clínica e Estética; Experiência com acompanhamento nutricional para balão intragástrico. 

Possui como cursos de aperfeiçoamento: 
  • Curso de Interpretação de Exames Laboratoriais.
  • Curso de Atendimento Nutricional para Academias.
  • Curso de Suplementação Nutricional em Academias.
  • Curso de Atendimento em Consultório Adulto e Idoso.

domingo, 6 de abril de 2014

Adoçantes: O que é? Qual escolher?


Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), adoçantes são produtos especificamente formulados para conferir sabor doce aos alimentos e bebidas, como a sacarose (açúcar).

Já os adoçantes dietéticos possuem sabor doce sem apresentar sacarose na sua composição, são elaborados para atender as necessidades de pessoas com restrição de carboidratos simples, como os diabéticos, e são utilizados para dietas de emagrecimento ou manutenção do peso.

Os adoçantes dietéticos são adicionados de edulcorantes que são substâncias responsáveis pelo sabor doce e muito superior à sacarose (açúcar) e conferem ao alimento pouca ou nenhuma caloria. Ainda, são adicionados por agentes (água, maltodextrina, manitol, glicose), compostos utilizados para diluir os edulcorantes dando volume ao produto e a mesma doçura do açúcar. Portanto, os adoçantes dietéticos é uma forma alternativa para a substituição do açúcar.

Sucralose: É um edulcorante derivado da cana-de-açúcar. Apresenta o sabor mais parecido com o açúcar comum, mas não possui calorias. Resiste às altas temperaturas, podendo ser levado ao fogo. Pode ser utilizado sem restrições, inclusive portadores de diabetes e fenilcetonúricos. Pesquisas comprovaram que o adoçante não possui efeitos tóxicos e nem carcinogênicos, não oferecendo riscos à saúde.

Aspartame: Edulcorante artificial produzido a partir dos aminoácidos fenilalanina e ácido aspártico e apresenta um poder adoçante muito superior ao da sacarose, sendo utilizado em pequena quantidade nas preparações. Seu valor energético equivale a 4 kcal/g. Muito usado pela indústria alimentícia, principalmente nos refrigerantes Diet. O adoçante perde a sua doçura quando aquecido, sendo ideal utilizar em alimentos e líquidos após a retirada do fogo. É contra indicado para portadores de fenilcetonúria (incapacidade do organismo de metabolizar a fenilalanina, diagnosticada no nascimento pelo teste do pezinho) e gestantes.

Ciclamato de sódio: É um adoçante sintético, não calórico, derivado do petróleo. É um dos adoçantes mais baratos do mercado. É permitido para diabéticos, mas seu uso deve ser evitado pelos hipertensos por conter sódio.

Sacarina: Também é composto orgânico derivado do petróleo e, devido a seu teor de sódio, seu consumo deve ser evitado por hipertensos. A sacarina tem sabor residual amargo e metálico. É estável às altas temperaturas, podendo ser utilizada em preparações quentes.

Stevionato: É encontrado a partir da Stévia. Possui sabor um pouco amargo, 1 grama equivale 4 calorias, mas quando utilizado em pequenas quantidades as calorias tonam-se insignificantes. Permitido para diabéticos.

Acessulfame-K: Adoçante derivado do potássio, não fornece calorias e é estável ao calor facilitando a utilização em preparações que vão sofrer aquecimento. Apresenta sabor um doce. Permitido para diabéticos.

Para ter uma alimentação saudável de acordo com as suas necessidades procure um Nutricionista!

Att


Equipe Pro Equilibre

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Os benefícios do chá verde



Conhecido também como banchá, ou Green tea, é uma bebida rica em flavonoides chamados de catequinas, fitoquímicos responsáveis por grande parte de suas propriedades para a saúde. A epigalocatequina galato, uma das catequinas presentes no chá verde, estimula o metabolismo da gordura, favorecendo a quebra delas. Além disso, as catequinas do chá verde tem o poder de combater os radicais livres em nosso organismo, atuando na prevenção e/ou tratamento de doenças crônicas como o diabetes e doenças cardiovasculares, e auxilia no antienvelhecimento da pele.

O chá também é rico em cafeína, a quantidade pode variar de 10 a 86mg por folha. Os polifenóis presentes no chá verde em conjunto com a cafeína aumentam a termogênese e a oxidação das gorduras.

Benefícios:
  • Potente antioxidante combatendo os radicais livres.
  • Termogênico.
  • Promove a saciedade.
  • Aumenta as defesas da pele contra os raios UVB.

A quantidade máxima de chá verde indiciada é de 4 xícaras ao dia, ou 600ml.

*Atenção: Gestantes devem evitar, pois pode reduzir o fluxo sanguíneo e dificultar o desenvolvimento do feto. Pessoas com hipertireoidismo também devem evitar o chá, uma vez que já estão propensas à aceleração do metabolismo.


Contraindicado à hipertensos, pessoas com glaucoma e irritações gástricas.

Att


Equipe Pro Equilibre


quarta-feira, 2 de abril de 2014

Ovo, vilão ou mocinho?


Durante décadas o ovo foi considerado vilão devido à quantidade de colesterol presente na gema. No entanto, diversas pesquisas comprovaram que o colesterol do ovo não tem relação ao aumento do colesterol sanguíneo e ainda enfatizaram os benefícios que podem trazer à saúde.

A gema do ovo apresenta em sua composição mais gorduras boas como, gordura monoinsaturada e gordura poli-insaturada, do que a gordura ruim (saturada) e ômega 3, que ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue, evitando picos de insulina, que disparam o apetite e favorecem o depósito de gordura. Além disso, a colina, presente na gema, atua na redução da absorção do colesterol no corpo. 

Os ovos tem alto valor nutricional, com proteína de alto valor biológico, ácidos graxos essenciais, antioxidantes (luteína e zeaxantina – ajudam na prevenção da degeneração macular, protegendo a visão), triptofano (aminoácido precursor da serotonina – substância associada à sensação de bem-estar) e colina.

A ingestão de claras de ovo ou do suplemento albumina é conhecida pela maioria dos atletas de musculação. A clara contém leucina, um aminoácido que ajuda a manter a massa magra, diminuindo espaço para gordura e minimizando perda de músculos. 

Desta forma, fica evidente que as pessoas podem incluir ovos em suas dietas (clara + gema) aproveitando dos seus benefícios no consumo diário.

Dicas: 

✔️O consumo de ovos no café da manhã provoca maior saciedade reduzindo o consumo de alimentos calóricos nas outras refeições do dia. 
✔️Consumir ovos com alimentos integrais e vegetais como: frutas, legumes e verduras, favorecem a perda de peso, além de proporcionar uma dieta equilibrada. 
✔️Os ovos podem ser consumidos cozidos, na forma de omelete, poché, ovo mexido.

Att


Equipe Pro Equilibre

terça-feira, 1 de abril de 2014

Entenda a diferença entre o arroz branco e o integral



ARROZ BRANCO - Após passar pelo processo de moagem, o grão perde os micronutrientes encontrados na casca e no farelo, os quais são eliminados nesse processo. É composto basicamente pela parte do grão, que é rica em carboidrato. 

É um alimento de alto índice glicêmico, ou seja, o carboidrato entra de forma mais rápida na corrente sanguínea, promovendo altas concentrações de glicose e insulina no sangue. Esta característica reduz o tempo de saciedade, aumentando a fome de maneira mais rápida comparado com o arroz integral que contém maiores teores de fibras.


ARROZ INTEGRAL – É o grão de arroz com a camada do farelo preservada, uma das partes mais ricas em micronutrientes. Assim, apresenta uma quantidade maior de fibras, vitaminas (principalmente do complexo B) e minerais (ferro e zinco).

Ainda, devido a maior quantidade de fibra, apresenta menor índice glicêmico ao ser comparado com o arroz branco, sendo absorvido de forma mais lenta, proporcionando um maior poder de saciedade. Além disso, proporciona benefícios, que vão desde o controle do diabetes à redução da gordura abdominal e das disfunções intestinais.


Att

Equipe Pro Equilibre



Aveia


Aveia é um alimento rico em fibras solúveis chamadas beta-glucanas. Essas fibras, além de regularizar o transito intestinal e auxiliar a perda de peso, diminuem o desenvolvimento da inflamação cutânea, que eleva o estresse orgânico e produz radicais livres. Por essa ação antioxidante é super indicado para combater o envelhecimento e os processos inflamatórios da pele.

✔️Entenda a diferença entre os tipos de aveia:

Em flocos – o grão é prensado integralmente, um processo que conserva seus principais nutrientes. Pode ser polvilhado sobre frutas, saladas e iogurtes.

Farelo – esse tipo provém da camada externa do grão e, por isso, possui maior concentração de fibras betaglucanas. Ideal para ser usado em massa de pães e bolos.

Farinha – obtida da parte mais interna do grão e, assim, perde na carga de fibras. Usada nas receitas de pães, panquecas e bolos, sendo até uma alternativa para substituir a farinha de trigo.

✖️Vale ressaltar que os portadores de doença celíaca ou de qualquer outra doença que o deixe intolerante ao glúten não deve usufruir deste cereal e de seus benefícios.


Att

Equipe Pro Equilibre

Tipos de Linhaça



A linhaça escura (preta ou marrom) vem do mediterrâneo e tem a casca mais dura e resistente, podendo dificultar a disponibilidade dos nutrientes.


A dourada cresce em climas mais frios, a casca é mais fina e tem um sabor mais suave.

Ambos os tipos têm propriedades antioxidantes e alto teor de nutrientes, como: fibras, ômegas 3 e 6, vitaminas, potássio, magnésio, fósforo, cálcio, ferro, cobre, zinco, manganês e selênio.

É bom lembrar, que é necessário ingerir a linhaça triturada, pois os seus nutrientes encontram-se na parte interna, e sua casca não se desfaz no nosso organismo. Assim absorção de seus nutrientes é garantida.

Att

Equipe Pro Equilibre