sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Os perigos do uso de medicamentos diuréticos para o emagrecimento.

Alguns praticantes de atividade física e outras pessoas estão fazendo o uso de diuréticos com o intuito simplesmente de perder peso.

Os diuréticos aumentam o fluxo da urina e a perda de sódio, equilibrando o volume dos fluidos corporais e eliminando o excesso de líquidos. São prescritos por Médicos para o tratamento de algumas doenças, como pressão arterial elevada, doença renal, doença hepática, etc.

No entanto o mal uso de diuréticos, sem recomendação médica, pode gerar danos ao organismo, pois eles irão eliminar nutrientes importantes ao seu corpo, como as vitaminas e minerais.

Ainda, O uso desnecessário pode gerar:

- Perda da termorregulação do corpo, podendo até provocar parada cardíaca;
- Perda de Potássio e Sódio, levando a câimbras e risco de arritmias cardíacas;
- Queda da pressão arterial com riscos cardiovasculares;
- Aumento de sensibilidade ao sol;
- Induzir o surgimento de Diabetes;
- Diminuição do desempenho aeróbico e força muscular;

Além disso, o que ocorre não é uma perda de peso e sim uma desidratação. Logo, o peso será retomado assim que for hidratado novamente.

O emagrecimento deve ser acompanhado por um profissional capacitado. Ele pode até auxiliar na inclusão de diuréticos naturais na sua alimentação, como couve, aipo, melancia e chás.

Não arrisque a sua saúde!               

Att,

Equipe ProEquilibre.         

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Balança de Bioimpedância

Atenção Pessoal!
Hoje tenho uma novidade para vocês!! Em breve teremos o exame de Bioimpedância na clínica!!

Vocês já subiram em uma balança com aquela dúvida de quanto do seu peso era gordura e quanto era massa muscular? Ou quando o peso se manteve se perdeu massa gorda e/ou aumentou massa magra?

Quando subimos na balança estamos pesando músculo, pele, órgãos, água, fluidos e gordura e nem sempre quando os números da balança indicam que emagrecemos significa que perdemos gordura corporal. Logo, é necessária uma avaliação mais precisa utilizando a BIOIMPEDÂNCIA.

A Bioimpedância é um método não invasivo, moderno e foi considerado pelo Consenso Latino Americano de Obesidade como um método apurado para avaliação da composição corporal. É um excelente exame para quem quer emagrecer ou ganhar massa muscular.

Ainda, é um ótimo instrumento para avaliar pessoas que alteram a hidratação, como nefropatas, cardíacos, pré e pós operatório de bariátrica, entre outros.

Como funciona o exame de Bioimpedância?
Através de uma corrente elétrica alternada segura (imperceptível ao ser humano) que passa pelo corpo, e são medidos os valores de bioimpedância. Esses valores, junto com peso, altura, idade, sexo e nível de atividade física diário são pontos importantíssimos para o cálculo da composição corporal, taxa metabólica e estimativa do gasto energético.

Esse exame junto com a anamnese, exames bioquímicos e exames físicos, são importantes para o profissional capacitado, o Nutricionista, elaborar um planejamento alimentar individualizado. Lembrando que cada organismo tem a sua necessidade.

Quem não poderá fazer esse exame?
Grávidas ou com suspeita de gravidez, pessoas com marca-passo, ou outro aparelho eletrônico interno ao corpo, pessoas com placas metálicas nos membros.

Att,

Equipe ProEquilibre.


segunda-feira, 27 de julho de 2015

Benefícios da Quinoa

A quinoa é um cereal que possui diversas propriedades benéficas ao nosso organismo. É composto por proteínas de alto valor biológico, ou seja, que oferece todos os aminoácidos essenciais (aqueles que o nosso corpo não produz). Além disse é fonte de fibras.

Ainda, a quinoa possui potássio, manganês, ferro, zinco, vitaminas do complexo B, vitamina E e ômega 3 e 6. É composta por carboidratos de baixo índice glicêmico, não causam picos na produção de insulina.

O cereal é isento de glúten podendo ser consumido por celíacos.

Mais benefícios:

Ajuda a combater anemias;

Auxilia na integridade do sistema imunológico;

Melhora a memória e aprendizagem;

Ajuda nas funções cardiovasculares.

A quinoa pode ser encontrada na forma de flocos, grãos e farinhas, além de seus derivados como macarrão.

Dica de como consumir: Os grãos podem ser utilizados em saladas, bolinhos com legumes, cozidos da mesma forma que o arroz. Os flocos podem ser adicionados no café da manhã ou lanches, acompanhando frutas, iogurtes. As farinhas podem fazer parte de receitas de massas, pães, bolos e biscoitos.

Att,

Equipe ProEquilibre.

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Qual a diferença entre Caseína e Whey Protein?

A caseína é uma proteína encontrada no leite, já o Whey corresponde a um percentual extraído do soro do leite.

A principal diferença está no tempo de absorção. O Whey Protein é uma proteína de rápida absorção, favorecendo o anabolismo muscular, e a caseína é de lenta absorção, tendo o efeito anticatabólico. Ou seja, o Whey Protein é indicado para o aumento de massa muscular e a caseína para a manutenção da massa muscular.

O Whey Protein ainda é a melhor opção para pós-treino e/ou logo ao acordar, devido a sua rápida absorção. No entanto, se o intuito é a perda de peso a caseína pode ajudar a evitar a perda de massa muscular, sendo ótima para utilizar em caso de longo período em jejum (logo antes de dormir ou ao acordar).

Obs: Se o objetivo é aumentar massa muscular, nada impede o uso combinado de ambas as proteínas.

Att,

Equipe ProEquilibre.

quinta-feira, 2 de julho de 2015

O que é caseína?

A Caseína é a principal proteína encontrada no leite, a qual possui digestão lenta e dessa forma é conhecida como anticatabólica (Inibe a degradação de proteínas).

Os suplementos de hoje contém em sua formulação a caseína micelar, que é uma caseína não desnaturada separada do leite por processos ultra filtração, sem o uso de aditivos químicos, tornando a como melhor forma de absorção da caseína.

No intestino ela forma um gel fazendo com que os aminoácidos presentes na caseína sejam liberados gradualmente, fazendo com que ela seja excelente na prevenção do catabolismo muscular.

Dessa forma, o melhor horário para ingerir seria logo antes de dormir, pois durante o sono obtemos um longo período de jejum, o que é propício para a diminuição da massa muscular. Além disso, durante o sono são liberados hormônios anabólicos que podem se favorecer da caseína para a construção da massa muscular.

Seu uso é indicado para a manutenção da massa muscular.

A quantidade a ser ingerida depende de cada indivíduo, mas no geral é em torno de 30 g ao dia.

Procure um Nutricionista para verificar se a caseína pode ser incluída na sua rotina e a quantidade ideal para você, já que cada indivíduo tem as suas necessidades atividades diferentes.

Att,

Equipe ProEquilibre.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Benefícios da beterraba

A beterraba possui as chamadas betacianinas pigmento, a qual confere a cor vermelha à raiz. Apesar de doce, a beterraba possui poucas calorias, 43 calorias em uma unidade (100g), além possuir fibras que reduzem a absorção de glicose e ajudam a controlar o colesterol.

É rica em ácido fólico (importante para a formação do bebê), potássio, manganês, antioxidantes, nitratos e vitamina C.

O nitrato presente é responsável por reduzir o custo de oxigênio durante a atividade física e aumento da tolerância do exercício.

Pesquisas mostraram que o consumo de beterraba provoca uma dilatação dos vasos sanguíneos, favorecendo a chegada de nutrientes ao músculo, tornando o exercício menos cansativo. Ainda, a beterraba possui betaína, que pode induzir melhorias na resistência muscular, força e energia e antioxidantes que podem proteger contra o estresse oxidativo, induzido pelo exercício.

  Melhora a imunidade
  Previne o envelhecimento precoce
 Otimiza o treino
  Melhora a saúde dos olhos

Dica: Consuma com freqüência crua ou cozida no vapor para garantir todos os benefícios. Para praticantes de atividade física pode se ingerir 1 hora antes da atividade o alimento ou suco da beterraba.

Att,

Equipe ProEquilibre.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Você conhece a lichia?

A lichia é uma fruta com casca grossa de cor vermelha e polpa branca, muito saborosa e é uma ótima dica para matar aquela vontade de comer um docinho.

A lichia é da mesma família do guaraná e é originária da China. A colheita tem inicio em novembro e vai até o fim de fevereiro.

É uma fruta aliada do emagrecimento, já que 100g (quatro a oito unidades) têm apenas 64 calorias. Além de possuir alto teor de água, contribuindo para hidratação do corpo.

Mais Benefícios:

Reduz a pressão arterial – Rica em potássio, contrabalanceando com os efeitos de sódio (responsável pelo aumento da pressão) e ainda previne contra câimbras.

Previne o envelhecimento e surgimento de acne – Possui grandes quantidades de vitamina C, antioxidante que combate os radicais livres e polifenol que atua protegendo a pele dos raios ultravioletas nocivos.

Previne câncer – Pelo alto teor de antioxidantes.

Ajuda a fortalecer unhas e cabelo – Por ser rica em vitaminas do complexo B.

Melhora a função intestinal – Pelo alto teor de fibras.

Att,

Equipe ProEquilibre.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Limão

É uma Fruta cítrica, alcalinizante, antioxidante, cicatrizante, mineralizante e bactericida. Ainda, fortalece o sistema imunológico, desintoxica e retarda o envelhecimento.

É rico em vitamina C, vitamina A e as vitaminas do complexo B e minerais importantes: cálcio, ferro e ácido cítrico.

Possui alto teor de ácido cítrico, o qual se combina com minerais no nosso corpo e forma citratos. Citratos são sais alcalinos que tem como função neutralizar a acidez, alterando o ph do meio líquido corporal. Protegendo o organismo contra microorganismos e doenças infecciosas e Agindo como um purificador sanguíneo, melhorando a fluidez do sangue.

Mais benefícios:

Faz bem a digestão do estômago;
 Ajuda a controlar a pressão sanguínea;
 Cura inflamações da garganta;
 A ingestão é excelente para pele;
 Ajuda a diminuir febre;
 Auxilia o emagrecimento.

Dica: Ingerir um copo de água com limão sem açúcar e morno pela manhã em jejum ajuda na perda de peso. No entanto, é fundamental uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos.

Att,

Equipe ProEquilibre.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

O poder das fibras

As fibras alimentares fazem parte do grupo dos carboidratos, não são digeridas e nem absorvidas pelo organismo. São importantes, pois atuam no bom funcionamento intestinal, previnem doenças e auxiliam no emagrecimento.

É recomendado o consumo de 30g de fibras ao dia, sob a forma de hortaliças, leguminosas, grãos integrais e frutas, pois fornecem mineiras, vitaminas e outros nutrientes essenciais para uma alimentação saudável.

Atenção: Para que as fibras funcionem completamente é fundamental a ingestão adequada de água, evitando a constipação. E o consumo excessivo de fibras pode diminuir a absorção de nutrientes.

Tipos de fibras alimentares:

Fibras insolúveis:
Não absorvem água durante a digestão.
Seus benefícios são:
  • Proporcionam o aumento do volume do bolo fecal, favorecendo uma eliminação de forma mais rápida, melhorando o transito intestinal. Prevenindo a constipação.
  • Promovem maior saciedade auxiliando na perda de peso.
Fontes: Verduras, farelo de trigo, Cereais integrais (arroz, pão, torradas).

Fibras solúveis:
Essas fibras absorvem água durante a digestão, formando um gel e amolecendo as fezes.
Seus benefícios são:
  • Promovem maior saciedade.
  • Retardam a absorção de glicose, reduzindo o risco de diabetes.
  • Diminuem o colesterol, prevenindo doenças cardiovasculares.
  • Diminuem a absorção de gordura.
  • Protegem contra o câncer do intestino.
Fontes: Frutas, verduras, aveia, cevada, leguminosas (feijão, lentilha, soja, grão de bico).

Att,

Equipe ProEquilibre.

terça-feira, 14 de abril de 2015

Acne: O que preferir e o que evitar?

A acne não é um problema que afeta apenas adolescentes. Muitos adultos sofrem com esse problema por vários fatores, como: excesso da produção de sebo, alteração hormonal, inflamação da pele, má alimentação, genética e estresse.

Junto com os tratamentos estéticos é imprescindível cuidar da alimentação para evitar o aparecimento de acne.

O que devemos preferir e evitar:

Preferir:
Alimentos fonte de isoflavonas: farinha de soja, grão de soja e tofu (estrógeno reduz atividade das glândulas sebáceas);

Alimentos fonte de zinco: Leite e derivados desnatados, carnes, ovos, cereais de grãos integrais, nozes e produtos de soja; Fontes de selênio: pão integral, aveia, castanha de caju, frutos do mar, aves. (Reduzem formação de radicais livres responsáveis pela inflamação da acne).

Outros antioxidantes: Vitamina C: Laranja, acerola, Kiwi, goiaba, limão, morango, mamão, salsinha, pimentão verde; Vitamina E: Semente de girassol, amêndoa, avelã seca; Vitamina A: Cenoura, abóbora, couve, espinafre.

Ácido pantotênico: Semente de girassol, cogumelos, salmão, fígado de galinha e farinha de soja; (Para um adequado metabolismo dos ácidos graxos, impedindo a hipersecreção sebácea).

Alimentos fontes de W-3 (anti-inflamatório): Peixes gordos (salmão, sardinha, atum) e folhosos verde-escuros;

Alimentos fonte de monoinsaturados (anti-inflamatório e antioxidante): Abacate, azeite de oliva extravirgem, óleo de canola;

Vitamina D: Óleo de fígado de bacalhau, peixes gordos.

*Sugestão de suco: 2 fatias de abacaxi, ½ pepino, ½ maçã sem semente (estimula secreções digestivas, fonte de antioxidantes).

Evitar:
Alimentos alergênicos: Frutos do mar, chocolate, amendoim, castanhas, suínos e enlatados;

Fonte de gordura saturada: Leite integral, queijos amarelos, frituras, manteiga, embutidos, óleo de coco, bacon, carnes gordas e açúcares simples (bolos, doces, balas, biscoitos recheados, refrescos, refrigerantes);

Excesso de W-6 (Pró-inflamatório): Óleo de milho, girassol, soja;

Att,

Equipe ProEquilibre.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Colágeno e elasticidade da pele

O colágeno é fabricado por fibroblastos (células que sintetizam as moléculas precursoras do colágeno). O colágeno é naturalmente produzido pelo nosso organismo, mas pesquisas apontam que a partir dos 30 anos ocorre uma queda da produção, em média desacelera 1% ao ano e em mulheres na menopausa a tendência é desacelerar o dobro da síntese de colágeno.

A queda na produção dessa substância acarreta em uma flacidez na pele, que pode ser agravada por alguns fatores, como: cigarro, estresse ou excesso de exposição solar.

A principal função do colágeno é dar elasticidade à pele, firmeza. Ajuda a adiar rugas e linhas de expressão, fortalecer cabelos e unhas, manter a integridade dos músculos e das articulações, melhorar a celulite e diminuir a incidência de estrias.

Para repor o colágeno no organismo é importante fazer uma alimentação rica neste nutriente. Os alimentos que encontramos colágeno são principalmente de origem animal: carnes vermelhas, frango, peixes, ovos, queijo, leite e iogurte desnatado.

Ainda, encontramos o colágeno hidrolisado que pode ser na forma de pó ou cápsulas. A hidrólise é um processo que quebra as proteínas para que sejam mais bem absorvidas pelo organismo. A recomendação é de 10g ao dia de colágeno.

No entanto, é imprescindível o consumo de colágeno associado às vitaminas A, C e E, e os minerais selênio e zinco. Já que auxiliam o aminoácido ingerido a se converter em colágeno.

Lembrando que é necessário junto à ingestão do colágeno, uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos, para obter uma pele mais bonita e hidratada.

Att,

Equipe ProEquilibre.

sexta-feira, 6 de março de 2015

A Dieta da moda: clara de ovo, frango e batata doce

Muitas pessoas têm me perguntado se a melhor dieta para o ganho de massa muscular é a "dieta da moda: Clara de ovo, frango e batata doce” que muitos desportistas têm utilizado.

Então vamos ao primeiro ponto: é uma dieta muito restrita e não é balanceada, ou seja, não garante todos os nutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras boas, vitaminas e minerais) necessários à um indivíduo saudável.

Segundo ponto: Muitas pesquisas já comprovaram que esse tipo de dieta pode levar à prejuízos na saúde e no rendimento, uma vez que a dieta hiperproteica pode levar a sobrecarga dos rins, aumento de ácido úrico e perda de cálcio dos ossos.

Terceiro ponto - Porque esses alimentos são utilizados:

A Clara de ovo é um alimento rico em proteína, principalmente albumina, relacionada com a recuperação muscular.

O frango é considerado como uma proteína de alto valor biológico, ou seja, que possui aminoácidos responsáveis pelo anabolismo muscular.

*Uma dieta balanceada deve conter o consumo de 15 a 20% de proteína do valor energético total, sendo que nessa dieta pode chegar até 70% do valor total de proteínas.

*Pesquisas apontam que para o aumento de massa muscular a utilização máxima pelo músculo é de 20 a 25 g de proteína por refeição. Dessa forma, se a cada refeição o indivíduo consumir 2 peitos de frango (100 g cada), estará ingerindo em torno de 40 g de proteínas.

*Além disso, nessa "dieta da moda" a única fonte de gordura é a gordura saturada provinda do frango, o que não poderia passar de 30% do valor energético total da alimentação e que deveria dar preferência à gordura insaturada de peixes, oleaginosas e azeite de oliva.

A batata doce é um carboidrato de baixo índice glicêmico, o qual não leva a picos de insulina. Além disso, é consumida pelos desportistas por conter fibras, Vitamina C e potássio.

*Lembrando, que a vitamina C e potássio são perdidos no cozimento e as fibras estão presentes na casca, e podemos encontrar esses nutrientes em outros alimentos e em maiores quantidades.

Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte a recomendação é de 1,2 a 1,4g de proteína (por dia) por quilo de peso, sendo necessária uma ingestão variada de proteína (frango, peixe, carne vermelha, leite e iogurtes, queijos brancos). Além disso, é importante para uma alimentação equilibrada a ingestão de leguminosas, oleaginosas, carboidratos (priorizando os integrais), frutas, legumes e verduras e uma boa hidratação.

Procure um nutricionista para um plano alimentar individualizado.

Att,

Equipe ProEquilibre.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

O que é ideal para o seu filho levar de lanche para escola?

Com o retorno das aulas, uma preocupação frequente dos pais na hora de montar lancheira dos filhos é: quais são os alimentos adequados, saudáveis e gostosos para o lanche da escola?

A alimentação adequada, qualitativa e quantitativa, é fundamental para a saúde, o crescimento e o desenvolvimento da criança. Ainda, hábitos alimentares saudáveis desde a infância é a garantia de um melhor estilo de vida na fase adulta.

Um lanche ideal deve apresentar alimentos dos 3 grupos alimentares:

-Carboidratos: Alimentos que fornecem energia (pães integrais, bolos simples, biscoitos sem recheio).

-Proteínas: São os construtores, fundamentais para o crescimento da criança (Leites e derivados).

-Vitaminas e minerais: Importantes para o desenvolvimento de todas as funções do corpo e para a manutenção do sistema de defesa do organismo: Frutas e sucos de frutas.

O que devemos preferir e evitar na hora de preparar a lancheira:

Evitar:

Refrigerantes, Xarope de mate (ex: guaravita), achocolatados ricos em açúcar;

Biscoitos recheados, salgadinhos com glutamato monossódico, folhados;

Sanduiches à base de maionese e queijos amarelos, Pão doce;

Balas, chocolate, pirulitos e doces com corantes.

Preferir:

Água de coco, sucos naturais ou suco de fruta 100% integral, leite fermentado sem corantes (Ex: Yakult);

Frutas frescas (banana, maçã, pêra, uva, morango, tangerina e goiaba);

Sanduíches com pão integral e queijo branco (requeijão light, polenguinho light, ricota), Bolos simples ou bolo à base de frutas;

Ovo cozido;

Biscoitos salgados (preferindo sempre os integrais) ou doces sem recheio.

Outras dicas importantes:

Para conservar melhor o lanche: Mantê-los em garrafas e lancheiras térmicas ou averiguar se a escola pode armazená-los na geladeira até o horário do lanche. Se a lancheira não for térmica, os lanches devem ser embrulhados em papel–filme e depois colocados em potes plásticos.

Sempre coloque uma garrafinha de água na lancheira.

Não coloque pacotes inteiros de biscoitos e sim de 4 a 5 unidades.

Quando a criança já começa a fase escolar é importante procurar um Nutricionista para acompanhar a alimentação correta do seu filho.


Att,

Equipe ProEquilibre.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Benefícios do gengibre.

O gengibre (Zingiber officinale) apresenta grande quantidade de fitoquímicos, responsável pela sensação picante, os gingeróis. O gingerol possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, assim combate os radicais livres, previne o envelhecimento precoce e aumenta a imunidade.

Mais Benefícios:

Auxilia no tratamento de enjoos, gases, indigestão, náuseas decorrentes de quimioterapias e da gestação.

A raiz é utilizada para combater o mau hálito e cólica menstrual.

Funciona como analgésico para alívio dos sintomas de gripes e resfriados.

Possui efeito hipotensor (Redução da pressão arterial).

Termogênico – Auxilia no processo digestivo, acelerando o metabolismo, favorecendo a perda de peso e a eliminação das toxinas.

Ação anti-inflamatória, combate celulite.

Pode ser utilizado na preparação de chá, em sucos de frutas, sopas e até mesmo em preparações, como frango e peixe.

Att,

Equipe ProEquilibre.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Você sabe quais os alimentos que podem desencadear a enxaqueca?

A cefaleia, conhecida como dor de cabeça, pode ser dividida em primária e secundária. Quando é o sintoma de uma doença, é denominada como secundária, como por exemplo: infecções, aneurismas e tumores cerebrais. Já quando a dor de cabeça é a manifestação principal da doença, é chamada de primária, como a enxaqueca.

A enxaqueca é considerada como uma doença do sistema nervoso, onde ocorre uma série de desordens entre grupos de neurônios, que determinam contrações e dilatações dolorosas dos vasos sanguíneos da cabeça.

A crise pode durar de 3 horas a 3 dias e apresenta um conjunto de sintomas, como dor de cabeça, náuseas, vômitos, irritabilidade, formigamento pelo corpo e tontura.

Alguns alimentos podem desencadear crises de enxaqueca em pessoas sensíveis. Esses alimentos possuem em sua composição substâncias capazes de provocar alterações  no calibre dos vasos sanguíneos. É importante identificar os alimentos capazes de aumentar a frequência das dores.

Alimentos que podem desencadear a crise:

Alimentos embutidos – Salsicha, linguiça, presunto, mortadela, peito de peru, entre outros, contém nitritos e nitratos, substâncias que aumentam a dilatação dos vasos sanguíneos.

Café, chá mate, guaraná, cacau, refrigerantes a base de cola e chocolate – Possuem cafeína que altera a circulação sanguínea.

Bebidas alcoólicas – Possuem substâncias que estreitam os vasos saguíneos.

Chocolate, vinho tinto, queijos amarelos, amendoim, carne defumada e frutas cítricas – Alimentos que contém tiramina, substância que libera prostaglandina, hormônio responsável pela sensação de dor.

Temperos e alimentos industrializados – Possuem aditivos alimentares, como glutamato de monossódico, capaz de inibir a absorção de glicose por parte de células cerebrais, desencadeando o problema.

Adoçante aspartame – Pesquisas apontam que o consumo de 30 mg de aspartame por dia pode aumentar o risco de enxaqueca em pessoas predispostas.

Além disso, estudos apontam que ficar muito tempo sem se alimentar leva a hipoglicemia (diminuição de açúcar no sangue) o que pode colaborar com as crises de enxaqueca. Logo, é importante não deixar de alimentar-se, evitando os alimentos que proporcionam as dores e manter uma alimentação equilibrada.

Att,

Equipe ProEquilibre.