quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Você sabe quais os alimentos que podem desencadear a enxaqueca?

A cefaleia, conhecida como dor de cabeça, pode ser dividida em primária e secundária. Quando é o sintoma de uma doença, é denominada como secundária, como por exemplo: infecções, aneurismas e tumores cerebrais. Já quando a dor de cabeça é a manifestação principal da doença, é chamada de primária, como a enxaqueca.

A enxaqueca é considerada como uma doença do sistema nervoso, onde ocorre uma série de desordens entre grupos de neurônios, que determinam contrações e dilatações dolorosas dos vasos sanguíneos da cabeça.

A crise pode durar de 3 horas a 3 dias e apresenta um conjunto de sintomas, como dor de cabeça, náuseas, vômitos, irritabilidade, formigamento pelo corpo e tontura.

Alguns alimentos podem desencadear crises de enxaqueca em pessoas sensíveis. Esses alimentos possuem em sua composição substâncias capazes de provocar alterações  no calibre dos vasos sanguíneos. É importante identificar os alimentos capazes de aumentar a frequência das dores.

Alimentos que podem desencadear a crise:

Alimentos embutidos – Salsicha, linguiça, presunto, mortadela, peito de peru, entre outros, contém nitritos e nitratos, substâncias que aumentam a dilatação dos vasos sanguíneos.

Café, chá mate, guaraná, cacau, refrigerantes a base de cola e chocolate – Possuem cafeína que altera a circulação sanguínea.

Bebidas alcoólicas – Possuem substâncias que estreitam os vasos saguíneos.

Chocolate, vinho tinto, queijos amarelos, amendoim, carne defumada e frutas cítricas – Alimentos que contém tiramina, substância que libera prostaglandina, hormônio responsável pela sensação de dor.

Temperos e alimentos industrializados – Possuem aditivos alimentares, como glutamato de monossódico, capaz de inibir a absorção de glicose por parte de células cerebrais, desencadeando o problema.

Adoçante aspartame – Pesquisas apontam que o consumo de 30 mg de aspartame por dia pode aumentar o risco de enxaqueca em pessoas predispostas.

Além disso, estudos apontam que ficar muito tempo sem se alimentar leva a hipoglicemia (diminuição de açúcar no sangue) o que pode colaborar com as crises de enxaqueca. Logo, é importante não deixar de alimentar-se, evitando os alimentos que proporcionam as dores e manter uma alimentação equilibrada.

Att,

Equipe ProEquilibre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário