quinta-feira, 29 de maio de 2014

Suco de fruta x Néctar x Refrescos: Como escolher entre tantas opções??

Com tantas opções nas prateleiras, acabamos caindo na dúvida de como escolher o melhor suco de frutas.

Lembrando que o suco é uma ótima fonte de vitaminas e minerais, fibras e ótima opção para hidratação por conter água.

Mas com tantas opções como o suco propriamente dito,o néctar,o refresco,o suco orgânico...Qual escolher? Abaixo segue as especificações de cada tipo:

Suco de fruta:

O Ministério da Agricultura define suco de fruta integral como “um produto composto por 100% da fruta in natura.”

Não pode conter aromas ou corantes artificiais e a quantidade máxima de açúcar adicionada é de 10% de seu volume.

Suco de fruta integral:

100% da polpa da fruta. Sem adição de água, conservantes e aditivos. É mais caro que o néctar.

Suco orgânico:

Fabricados com frutas sem adição de agrotóxicos. Não possuem conservantes e por isso sua vida de prateleira é curta. Geralmente são bem caros.

Néctar:

De 30% a 50% de polpa. É uma bebida adocicada, diluída em água e pronta para o consumo.

Por possuir de 30% a 50% de polpa, o restante dele é constituído de água e açúcar. Não pode receber aditivos, como os corantes.

Atenção: Caso o produto tenha a adição de “Dióxido de carbono” o produto passa a ter a obrigatoriedade de ser chamado de “Néctar de...” acrescido do nome da fruta.

Suco concentrado de garrafinha:

Possui menos açúcar que o néctar. É mais barato mas leva mais água em sua composição, de 10% a 20% de polpa, corantes, aromatizantes e conservantes.

Refresco:

Contém no máximo 10% da polpa de fruta. Pode conter ou não açúcares. Também conhecido como suco de pozinho e diluído em água.

Possui pouquíssima quantidade de polpa de fruta. Muito pobre em nutrientes e contém muito sódio em sua formulação.

Não possui a obrigação de conter polpa de fruta em sua formulação, sendo assim, obrigado ter a expressão “Artificial” e “sabor de”.

Podemos observar então que a melhor opção seria o suco da fruta natural pois não contém aditivos e a opção a ser excluída de nossa dieta é o refresco, principalmente os artificiais.

Att,

Equipe ProEquilibre.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Procon autua hotéis que serão utilizados na Copa do Mundo de 2014

Procon autuou 02 hotéis que serão utilizados na Copa do Mundo de 2014 e que servirão de hospedagem para as seleções da Itália e Inglaterra.

A operação denominada camisa 10, do Procon, autuou na data de 26/05/14, hotéis destinados a hospedar as delegações das seleções da Itália e Inglaterra.

O hotel Porto Bello em Mangaratiba que receberá a Itália foram encontrados alimentos vencidos, sendo eles: 5Kg de massa para lasanha, 5Kg de camarão, 5Kg de ravióli de frango, 2Kg de salmão, 1Kg e 300g de coração dentre outros produtos.

Já no hotel Royal Tulip em São Conrado, foram encontrados 1,2Kg de salmão, 400g de presunto de Parma e 700g de manteiga vencidos.

Os estabelecimentos terão 15 dias para realizar esclarecimentos sobre o ocorrido.

O que podemos observar é a falta de controle de estoque, de validade dos produtos e sendo produtos perecíveis como o salmão, presunto entre outros.

Um bom treinamento operacional e a realização de um controle de validade amenizaria os problemas.

Link:http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2014/05/procon-rj-autua-hoteis-de-ingleses-e-italianos-mas-libera-o-dos-holandeses.html


quinta-feira, 22 de maio de 2014

Intolerância à Lactose, como e por que ocorre?

A lactose é o açúcar encontrado principalmente no leite e em derivados.
A intolerância à lactose ocorre quando há falta da enzima lactase, produzida no intestino delgado, que tem por finalidade digerir o açúcar do leite em carboidratos, para sua melhor absorção.
A deficiência ou ausência dessa enzima torna difícil a digestão da lactose chegando ao intestino grosso de forma inalterada, sendo fermentada por bactérias, produzindo assim ácido láctico e gases. Ainda, a presença de lactose no intestino grosso aumenta a retenção de água, podendo causar diarreia e cólicas.
A deficiência congênita da enzima é um defeito genético raro, no qual alguns recém-nascidos, principalmente prematuros, nascem sem a capacidade de produzir lactose. Nesse caso a intolerância é permanente.
Em outros casos, pode haver a inibição temporária da enzima, principalmente no primeiro ano de vida. A criança tem uma deficiência temporária da enzima, devido à morte das células da mucosa intestinal, produtoras da lactase, principalmente quando há diarreia persistente. Não existe um tempo exato para que isso ocorra, depende da resposta de cada organismo.
Por outro lado, em qualquer idade pode se apresentar a diminuição da produção da lactase.
Os sintomas variam de pessoa para pessoa e de acordo com a quantidade ingerida, mas se caracterizam por: dor abdominal, náusea, gases, diarreia e cólicas.
Uma vez diagnosticado, pode se prevenir novos sintomas reduzindo ou excluindo leite e derivados, além de produtos ou alimentos preparados com leite. Outra forma de evitar os sintomas é experimentar os suplementos da enzima lactase. O medicamento deve ser ingerido junto com os laticínios.
Hoje, no mercado, cada vez mais existem produtos livres de lactose. Pães, bolos, biscoitos, leite e queijos, entre outros. Lembrando que se deve ficar atento aos rótulos!!
É importante ressaltar que quem optar por eliminar os laticínios pode gerar uma deficiência de cálcio no organismo, necessitando suprir a necessidade do mineral. O indivíduo deve ingerir vegetais de cor verde-escura como brócolis, couve, agrião, mostarda, além de repolho, nabo, peixes, mariscos e camarão.
Procure um nutricionista para um plano alimentar individualizado!


Att

Equipe Pro Equilibre

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Atenção ao Excesso de Sal e Sódio

O consumo excessivo de sal está diretamente ligado ao desenvolvimento das doenças como a hipertensão arterial, e consequentemente outras como as cardíacas e as relacionadas a circulação sanguínea.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) o consumo diário de sódio deve ser menos do que 2g por dia ou menos do que 5g de sal, o que equivale a menos de uma colher de chá rasa. Porém, o consumo está chegando a 12g de sal em alguns países.
Devemos ter atenção com o sal escondido em diversos produtos alimentícios, por isso fiquem de olho nos rótulos. O sódio encontrado naturalmente em alimentos, como laticínios e ovos, está presente em quantidades bem maiores nos produtos processados.
A dica é: prefira produtos não industrializados, substitua o sal por temperos naturais (cebola, alho, salsinha, cebolinha, orégano, manjericão, entre outros) e sempre experimentar a comida antes de pôr sal, para ver se está adequada ao seu gosto.
Att


Equipe Pro Equilibre

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Barra de Cereais: Você sabe qual é a ideal?

As barras de cereais estão cada vez mais presentes na alimentação das pessoas. Elas são fáceis de serem transportadas, podem ser levadas na bolsa, ficar nas gavetas do escritório, enfim, é um alimento que se adaptou bem a correria da vida moderna.

No entanto, temos que ter cuidado, pois a maioria delas são altamente energéticas, devendo ser consumida com moderação e não servem para substituir as refeições, já que não fornecem qualidades nutritivas. A barra de cereais é uma opção prática para o lanche, como uma forma de variar a dieta.

Ainda, existe no mercado uma variedade de barra de cereais e muitas não são saudáveis, com baixo teor de fibras, com adição de açúcar ou gordura e bastante calórica. E essas acabam sabotando a sua dieta.

A dica é: Prefira aquelas que não possuem adição de açúcar ou gorduras, que possuam pelo menos 3g de fibra em cada barrinha, que contenham até 100 kcal e que sejam compostas por itens realmente integrais como aveia, amaranto, chia, além das oleaginosas, como a castanha-do-pará e as nozes, e frutas secas, como o damasco e as passas.

Vale lembrar que as fibras são importantes para o funcionamento do trânsito intestinal, promovem saciedade e minimizam a vontade de comer doces.

As versões orgânicas são ótimas para a saúde, pois geralmente não possuem aditivos químicos, como os conservantes e corantes artificiais, que estão associados ao mau funcionamento do organismo.

A melhor maneira de saber se é nutritiva ou não é ficar atento ao rótulo, tanto na tabela de composição nutricional quanto na lista de ingredientes.

Att

Equipe Pro Equilibre

terça-feira, 6 de maio de 2014

Ação do Procon: 10 Restaurantes Árabes autuados no Rio de Janeiro

Ação do Procon ocorrida no dia 28/04/2014 em Restaurantes Árabes no Rio de Janeiro mas precisamente nos bairros de Copacabana, Botafogo e Barra da Tijuca.

Foram recolhidos 62kg de alimentos impróprios para o consumo.

O caso mais alarmante foi o do restaurante Istambul localizado em Copacabana, onde foi encontrado uma bandeja contendo esfirra pronta para o consumo esfriando diretamente sobre a escada da cozinha, em contato com o chão.

No restaurante Al Kuwait, localizado no centro, foram descartados 30 litros de chopp vencidos.

Link: http://www.mancheteonline.com.br/procon-autua-10-restaurantes-especializados-em-culinaria-arabe/

Você conhece a Faseolamina?

O que é: Substância obtida do feijão branco e segundo estudos científicos tem por finalidade auxiliar no emagrecimento.

É uma glicoproteína que inibe a produção da enzima alfa-amilase, que converte o carboidrato (amido) em glicose, Ou seja:  diminui a absorção de carboidratos, os mesmos são eliminados nas fezes.

Onde adquirir: Pode ser adquirida em farmácias de manipulação ou lojas de suplementos que possuam o mesmo.

Lembrando que a prescrição deve ser feita por Nutricionista ou Médico.

A faseolamina também pode ser obtida através da produção caseira da farinha do feijão branco porém, não é muito recomendado.

Como deve ser administrada: Deve ser ingerida até meia hora antes das refeições para que possa potencializar os seus efeitos.

Dose: A dose varia de 250mg até 1000mg. Não deve ser consumido acima de 1g pois causará diarreia.

Benefícios: Auxilia no controle da diabetes, inibe a absorção de calorias, rico em fibras e melhora o trato intestinal.

Procure um Nutricionista para prescrever e aliar a faseolamina junto á uma alimentação saudável.

Att,

Equipe Pro Equilibre.

Alimentação Pós treino



A alimentação pós treino é tão importante quanto a alimentação pré treino. Após um treino ou a realização de alguma atividade física, é necessário a reposição de líquido, vitaminas, minerais e nutrientes.

Como o organismo está carente, tudo o que for consumido logo após a atividade extenuante será absorvido. E é aí que mora o perigo.

O ideal é comer de 30 minutos  até no máximo 2horas após o treino, pois é o que chamamos de janela de oportunidades, quando o organismo está apto para captar os nutrientes necessários.

Algumas dicas importantes que visam garantir uma boa nutrição logo após a atividade física:

Carboidratos: Prefira os carboidratos de rápida absorção, os chamados carboidratos de alto índice glicêmico como frutas ou isotônicos. Tais carboidratos visam repor a energia gasta durante o exercício.

Proteínas: Fazer uso de proteínas leves como queijo magro, ricota, whey protein (no caso de praticantes de musculação), queijo cottage. A proteína é importante para a recuperação muscular, reconstrói as fibras musculares para o próximo treino.

Dessa forma evitaria o uso da massa magra como fonte de energia, evitando  o catabolismo.

Antioxidadantes: Consumir também alimentos antioxidantes para bloquear a ação dos radicais livres formados durante a atividade física.

Água: Não podemos esquecer também da ingestão hídrica, pois existe a diminuição da mesma devido à atividade física.

Att,

Equipe Pro Equilibre.

Contato

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Conheça os Benefícios do Abacate!


O abacate é um fruto nutritivo e calórico – uma fatia de 100g de abacate tem aproximadamente 160 calorias, calorias equivalentes a 1 pão Francês. No entanto, o que poucos sabem é que o alto valor calórico se deve a quantidade de gordura monoinsaturada presente nele.

A gordura monoinsaturada é um tipo de gordura saudável, pois ajuda a controlar as taxas de colesterol e triglicerídeos no sangue, auxiliando na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares.

Ainda, é rico em vitamina A e vitamina E, importantes antioxidantes que atuam como protetores das células. E minerais como: ferro, potássio, magnésio e cálcio.

Outro importante benefício é auxiliar no processo de emagrecimento, pois é uma excelente fonte de fibras, promovendo maior saciedade e ajudando no funcionamento do intestino.

A dica é ingerir somente uma fatia pequena e guardar o restante na geladeira. E por ele oxidar com facilidade, guarde-o ainda com caroço. 

Para congelar, retire a polpa e amasse com bastante suco de limão. Em seguida, coloque-a num recipiente, tampe e leve ao congelador por até 4 semanas.

Att


Equipe Pro Equilibre