sexta-feira, 21 de março de 2014

Farinha de Banana Verde

Você já ouviu falar em farinha de banana verde?
A farinha de banana verde é feita justamente da fruta que ainda não amadureceu. Quando encontrada na forma de farinha é rica em amido resistente. Por ser digerido apenas no intestino delgado, e não no estômago, ele traz uma série de benefícios para o nosso organismo.
A farinha mantém os principais nutrientes da banana verde, como potássio (primordial no funcionamento celular), cálcio (ajudando na prevenção de osteoporose), fósforo (integra a composição de ossos e dentes e participa da digestão dos carboidratos) e magnésio (responsável pela produção da energia celular e relaxamento muscular).
Benefícios:
ü  Auxiliar no processo de emagrecimentoA farinha retarda o processo de digestão, pois sua estrutura torna sua digestibilidade mais difícil, ficando mais tempo no estômago, melhorando a saciedade e reduzindo o consumo de alimentos nas refeições seguintes.
ü  Controla e previne o diabetes A farinha de banana verde é um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, a quantidade de glicose que esse alimento libera no sangue ao ser digerido ocorre de forma lenta, mantendo os níveis de glicose no sangue controlados.
ü   Melhora o funcionamento do intestinoPelo fato do amido resistente ser digerido apenas no intestino delgado, é suscetível à fermentação pelas bactérias do cólon, o que ajuda na nutrição das células intestinais. Dessa forma, a farinha de banana verde estimula o desenvolvimento da flora intestinal, melhorando o seu funcionamento.
ü  Reduz os níveis de colesterol – A farinha de banana verde  reduz a produção de colesterol pelo fígado e ainda auxilia na sua eliminação, impedindo que se acumule no sangue, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.
A farinha de banana verde pode ser utilizada na substituição parcial ou total da farinha de trigo. Outra opção é polvilhar o farelo nas refeições, em frutas, no iogurte, em sucos e vitaminas.
*Ingerir até 2 colheres de sopa ao dia, o que equivale a 30 gramas do alimento.
*Ingerir bastante água para ter os efeitos desejados, caso contrário pode haver constipação intestinal.
Para fazer a farinha, basta cortar a banana verde em rodelas finas e levar ao forno por volta de 30 minutos. Depois de secas, bata as rodelas no liquidificador. 

Att

Equipe Pro Equilibre

Nenhum comentário:

Postar um comentário