sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Benefícios da Amêndoa

A amêndoa é a semente do fruto da Amendoeira.

Pode ser encontrada na forma amarga, usada para fazer o óleo de amêndoas que é utilizada como agente de condimentos para alimentos e licores.  Ou pode ser encontrada na forma doce que é comestível, de textura maleável e sabor amanteigado.

As amêndoas tem alto poder antioxidante e é rica em vitamina E, o que ajuda a reduzir os danos causados pela exposição ao sol. Ainda a vitamina E beneficia a circulação sanguínea no cérebro, contribuindo à prevenção de doenças degenerativas.

Estudos indicam que 1 porção de amêndoas 2x por semana ajudam na manutenção do peso. Só não podem ser consumidas em grandes quantidades, por serem calóricas. Ainda, possuem gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, que ajudam a reduzir o colesterol e prevenir de doenças cardiovasculares.

Possui uma grande quantidade de fibras, promovendo saciedade e evitando o aumento de glicose no sangue.

Pode se encontrar nas amêndoas uma boa quantidade de cálcio, nutriente necessário aos dentes e ossos.

É uma ótima fonte de proteína vegetal (ideal para veganos).

Como consumir: Podem fazer parte dos pequenos lanches, acrescentadas em vitaminas ou iogurtes, misturadas às frutas secas, polvilhadas na salada.

Antes de consumir, deixar as amêndoas de molho por cerca de 8 horas para melhorar a biodisponibilidade dos nutrientes.

Att,

Equipe ProEquilibre.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Berinjela auxilia no processo de emagrecimento e redução do colesterol.

A Berinjela possui diversos benefícios ao nosso organismo. Apresenta os seguintes minerais: cobre, magnésio, zinco, potássio, cálcio, ferro e fósforo, além de vitaminas como a vitamina A, Vitamina B1, Vitamina B2, Vitamina C. Além disso é rica em fibras, auxiliando no bom funcionamento do intestino. Ainda, a berinjela possui propriedades antioxidantes, como a antocianina presente, impedindo a formação de radicais livres.

Pesquisas apontam que a farinha da berinjela preserva as propriedades do vegetal e concentra até 10 vezes mais fibra que o legume, auxiliando no processo de emagrecimento, redução do colesterol, prevenindo a arteriosclerose e na saúde do intestino.

A farinha pode ser consumida em iogurtes, sucos, sopas ou compondo receitas. A indicação é de duas colheres de sopa duas vezes ao dia.

Como fazer a farinha: Colocar 1kg de berinjela no liquidificador bater e levar ao forno a 200 graus, até desidratar. A água secará e sobrará a farinha.

1 kg de legume rende 100g de farinha.

Procure um Nutricionista para uma plano alimentar individualizado!

Att,

Equipe ProEquilibre.

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

BCAA – Quando utilizar, Para que serve e o que é?

Pessoal, falaremos hoje sobre um suplemento que muitos já ouviram falar, mas será que sabemos realmente o que é e para que serve o BCAA?

BCAA são aminoácidos de cadeia ramificada, são aminoácidos essenciais (não produzido pelo organismo). É composto por: Valina, Leucina e isoleucina.

Podem ser usado para fornecer energia e construção muscular (Sua função principal).
Por mais que alimentos cárneos contenham BCAA’s, estudos mostram que a suplementação pode ser muito positiva para a construção de músculos.

Durante exercícios com pesos, ocorre o processo de catabolismo, não havendo uma reposição pré e pós treino, o corpo passa a utilizar os aminoácidos presente no organismo, diminuindo assim a massa magra.

Por que utilizar o BCCAA
- Possui papel importante na recuperação de lesões musculares.
- O BCAA estimula a produção de insulina, que é um hormônio anabólico, permitindo a entrada de glicose na célula.

Qual o período ideal para usar o BCAA:

O período ideal é antes e logo após o treino. Assim, você estará evitando o processo de catabolismo (perda de massa magra), ajudará na recuperação do músculo, evitando microlesões.

Se for ingerido antes do treino, ele serve para aumentar o rendimento do treino e depois do treino serve para interromper o catabolismo.

A dosagem varia de pessoa para pessoa devido a alimentação de cada uma. Deve ser feita uma análise da dieta, para saber se ocorre a ingestão de aminoácidos essenciais.

Estudos sugerem a ingestão de 0,20 g x Kg / peso.

Att,

Equipe ProEquilibre.