quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Molho de Tomate Caseiro - Rico em Licopeno

Licopeno - Poderoso antioxidante: Combate os radicais livres, previne contra células cancerígenas, melhora a saúde da pele e combate o envelhecimento.
Quando os alimentos ricos em licopeno são aquecidos potencializam o efeito antioxidante.




√ Ingredientes:
• 1 cebola média bem picada
• 1 cenoura média ralada 
• 1/2 talo de aipo bem picado
• 1/2 beterraba ralada
1/2 kg de tomate vermelho (preferência orgânico)
• 1 colher se sopa de azeite
• 2 colheres de sopa de cheiro verde picado.

√ Modo de fazer:
Corte o tomate ao meio, retire as sementes e reserve. Refogue a cebola com 1 colher de azeite, deixe ficar transparente. Acrescente o aipo, a cenoura e a beterraba raladas e refogue em fogo baixo. Acrescente os tomates sem sementes, tampe a panela e deixe cozinhar até os tomates desmancharem. Bata no liquidificador e acrescente o cheiro verde picado. Leve ao fogo novamente e deixe o molho apurar, deixando em ponto de polpa.
Pode ser armazenado em potes e congelar.

Att,

Equipe ProEquilibre.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Você conhece os diferentes tipos de sal?

O sal é essencial ao nosso organismo, pois é responsável pela troca de água entre as células e o meio externo, ajudando na absorção de nutrientes e na eliminação de outras substâncias. No entanto, o consumo excessivo de sal está diretamente ligado ao desenvolvimento das doenças como a hipertensão arterial, e consequentemente outras como as cardíacas e as relacionadas à circulação sanguínea.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) o consumo diário de sódio deve ser menos do que 2g por dia ou menos do que 5g de sal, o que equivale a menos de uma colher de chá rasa. Porém, o consumo está chegando a 12g de sal em alguns países.
Conheça os diferentes tipos de sal:
Sal refinado: O sal refinado é o comum, ele passa por um processo de refinamento que o deixa solto e branco. Porém, nesse processo de refinamento se perdem alguns nutrientes. Têm em sua composição 99% de cloreto de sódio.

1g de sal refinado = 400mg de sódio

Sal light: Tem em sua composição 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio. O organismo depende de um equilíbrio hídrico regulado por sódio e potássio. O cloreto de sódio é um retentor líquido e o de potássio é um diurético, assim ingerindo em conjunto o organismo não retém muita água e não leva ao aumento da pressão arterial. Apresenta um sabor mais suave. Lembrando que mesmo sendo light não deve ser colocado em excesso.

Contra indicado para indivíduos com doenças renais, pois a doença leva a um acúmulo de potássio nos rins, favorecendo a doenças cardíacas.

1g de sal light = 197mg de sódio

Sal Marinho: É obtido da evaporação da água do mar, o tornando mais puro. Por não passar pelo processo de refinamento, o sal marinho mantém os micronutrientes, como o iodo, enxofre, magnésio, cálcio. No entanto, Assim como o sal refinado contém mais de 99% de cloreto de sódio em sua composição. Apresenta um sabor salgado mais acentuado.

1g de sal marinho = 420mg de sódio

Sal Rosa do Himalaia: É considerado o mais antigo e puro dos sais marinhos. Possui quase a metade de sódio encontrado no sal refinado e é rico em minerais, como cálcio, magnésio, potássio, cobre e ferro. O sal possui um tom rosado e sabor agradável e suave.

1g de sal rosa = 230mg de sódio

Lembre se que uma boa opção para a substituição do sal no preparo dos alimentos são os temperos naturais, como alho, salsa, cheiro verde, cominho, louro, entre outros.

Att,

Equipe ProEquilibre.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Açúcar mascavo ou açúcar refinado?

Muitas pessoas têm me perguntado qual a diferença do açúcar mascavo para o açúcar refinado e se realmente vale a pena a troca.

O açúcar refinado – Apresenta coloração branca e cristais finos, com dissolução rápida, utilizado comumente em casa. O alimento passa por um processo de refinamento, o qual adiciona produtos químicos como clarificantes, antiumectantes e conservantes.

O açúcar mascavo – É a forma não refinada, de cor marrom e sabor parecido com o de rapadura. É um alimento obtido da concentração do caldo de cana recém-extraído, processo o qual elimina o uso de aditivos químicos para o processo de branqueamento e clarificação. A sua coloração mais escura, marrom ou dourado, é justamente porque ainda não perdeu o melaço da cana onde se encontra quantidades significativas de cálcio, fósforo, potássio e magnésio.

Pode ser perceber que quanto mais escuro o açúcar mais vitaminas e minerais ele tem. No entanto, os dois tipos de açúcar apresentam alta quantidade de caloria e carboidratos. Logo, oferece as mesmas restrições de consumo ao diabético.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), apenas 5% do total de calorias ingeridas ao dia deve vir do açúcar, proporcionando benefícios à saúde. Essa taxa equivale a 25 gramas de açúcar por dia (cerca de seis colheres de chá). Lembrando que a recomendação abrange todos os tipos de açúcar (sacarose, glicose e frutose) provindos de alimentos como açúcar de mesa, mel, sucos e polpas de frutas ou adicionados a produtos industrializados.

Dessa forma, apesar das diferenças das quantidades de minerais, que são maiores no açúcar mascavo, devem ser considerados os valores de calorias e carboidratos (sacarose). Esses minerais podem ser supridos com outros alimentos que não contenham valores tão altos de calorias e carboidratos.  Logo, é imprescindível uma consulta com um nutricionista para elaborar um plano alimentar individualizado, já que cada um tem a sua necessidade de energia, carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas e minerais.

Att,

Equipe ProEquilibre.