sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Peito de Peru é saudável?

O peito de peru é um dos embutidos mais consumidos por apresentarem baixa caloria. Mas será que devemos pensar só em calorias?! E a quantidade de sódio? Além disso, muitas vezes as pessoas trocam o jantar pelo sanduiche com peito de peru, será que isso realmente é ideal?

Os produtos embutidos, como peito de peru e presunto, são compostos em grande parte por sobras de carne triturada e misturadas a aditivos, além de grande quantidade de sódio. Logo, não é uma boa opção para substituir a proteína do jantar.

- Duas fatias de peito de peru = 500mg de sódio. Lembrando que a quantidade ideal de sódio é de 2400mg durante o dia.

Ainda, nos ingredientes encontramos: Peito de Peru, água, sal, regulador de acidez: lactato de sódio, condimentos, glicose, realçador de sabor: glutamato monossódico, açúcar, fibra de trigo, proteína isolada de soja, estabilizantes: Polifosfatos de sódio, espessantes: carragena, conservadores: nitro e nitrato de sódio, antioxidante: eritorbato de sódio, aroma natural de fumaça e corante natural carmim de cochonilha.

- Reparem que contém glicose e açúcar;

- Diversos aditivos e conservantes;

- Atenção ao Nitrito e Nitrato que são aditivos utilizados como conservantes e que dão a coloração rosada, pois em contato com o nosso trato gastrointestinal, reage formando nitrosamina, substância cancerígena, devido à temperatura e o ambiente ácido. Logo, deve ser reduzida a ingestão destes.

E agora? Vocês realmente acham que o peito de peru é saudável?!

Att,

Equipe ProEquilibre.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Você sabe o que é uma dieta detox?

A dieta detox tem como objetivo a eliminação de substâncias tóxicas que se acumulam no nosso organismo.

A intoxicação ocorre de uma alimentação exagerada, seja em gorduras, sal, açúcar, conservantes, corantes, carboidratos, bebidas alcoólicas, e de outros fatores como stress, cigarro, poluição e excesso de sol. Todos estes são capazes de sobrecarregar o organismo, como as funções do estômago, intestino e fígado exigindo maior produção de sucos digestivos. Além disso, o hábito alimentar ruim também leva a um trânsito intestinal mais lento, por isso aquela indisposição após a refeição desequilibrada.

O fígado (principal órgão pela eliminação das toxinas) pode não dar conta da faxina, e uma dieta desintoxicante passa a ser bem-vinda. Reduzindo as toxinas, o organismo funciona melhor: digestão dos alimentos, absorção dos nutrientes, eliminação de líquidos. Até os hormônios cumprem suas funções de maneira adequada, sem prejudicar o metabolismo, a pele e o cabelo.

Iniciar com uma dieta detox pode ajudar no estilo de vida mais saudável, pois primeiro elimina-se as toxinas acumuladas no organismo, que nos fazem mal, e depois se inicia o processo de reeducação alimentar, para então chegarmos ao objetivo.

Lembrando que a dieta detox, bem como a reeducação alimentar, seja com o objetivo de emagrecer ou para melhorar a qualidade de vida, devem ser acompanhadas por um Nutricionista. Cada organismo tem a sua necessidade, então não adianta utilizar a dieta da amiga.

Att,

Equipe ProEquilibre.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Os perigos do Shake!!

Atenção pessoal!!

Muitas pessoas estão fazendo dieta por conta própria, e muitas das vezes dieta de baixa caloria, com restrição a muitos alimentos e ainda utilizam shakes substituindo as principais refeições. No entanto, o que muitos não sabem é que os shakes que prometem emagrecimento rápido podem trazer riscos à saúde.

Os produtos chamados “Shakes” possuem em média 200kcal, adicionados de leites, pouco valor nutricional e não fornecem toda a energia que o organismo necessita. Dessa forma, a substituição das principais refeições (almoço e jantar) por shake, pode levar ao alto risco de hipovitaminose (doença causada pela falta ou deficiência de vitaminas no organismo). Além disso, a falta de vitaminas pode gerar uma série de problemas ao nosso organismo como cansaço, cefaleia, fraqueza, distúrbios digestivos, insônia, dores nas articulações, entre outros.

De fato, utilizar shakes substituindo as principais refeições pode até fazer emagrecer, pois estará ingerindo metade da sua real necessidade. Mas até quando a pessoa conseguirá fazer a troca? E será que realmente vale a pena correr riscos à saúde?

Não existe dieta milagrosa e sim reeducação alimentar!


Quer emagrecer? Procure um NUTRICIONISTA!! Um profissional capacitado que te ensinará bons hábitos alimentares para vida toda. 

Att,

Equipe ProEquilibre.