sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Os perigos do uso de medicamentos diuréticos para o emagrecimento.

Alguns praticantes de atividade física e outras pessoas estão fazendo o uso de diuréticos com o intuito simplesmente de perder peso.

Os diuréticos aumentam o fluxo da urina e a perda de sódio, equilibrando o volume dos fluidos corporais e eliminando o excesso de líquidos. São prescritos por Médicos para o tratamento de algumas doenças, como pressão arterial elevada, doença renal, doença hepática, etc.

No entanto o mal uso de diuréticos, sem recomendação médica, pode gerar danos ao organismo, pois eles irão eliminar nutrientes importantes ao seu corpo, como as vitaminas e minerais.

Ainda, O uso desnecessário pode gerar:

- Perda da termorregulação do corpo, podendo até provocar parada cardíaca;
- Perda de Potássio e Sódio, levando a câimbras e risco de arritmias cardíacas;
- Queda da pressão arterial com riscos cardiovasculares;
- Aumento de sensibilidade ao sol;
- Induzir o surgimento de Diabetes;
- Diminuição do desempenho aeróbico e força muscular;

Além disso, o que ocorre não é uma perda de peso e sim uma desidratação. Logo, o peso será retomado assim que for hidratado novamente.

O emagrecimento deve ser acompanhado por um profissional capacitado. Ele pode até auxiliar na inclusão de diuréticos naturais na sua alimentação, como couve, aipo, melancia e chás.

Não arrisque a sua saúde!               

Att,

Equipe ProEquilibre.         

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Balança de Bioimpedância

Atenção Pessoal!
Hoje tenho uma novidade para vocês!! Em breve teremos o exame de Bioimpedância na clínica!!

Vocês já subiram em uma balança com aquela dúvida de quanto do seu peso era gordura e quanto era massa muscular? Ou quando o peso se manteve se perdeu massa gorda e/ou aumentou massa magra?

Quando subimos na balança estamos pesando músculo, pele, órgãos, água, fluidos e gordura e nem sempre quando os números da balança indicam que emagrecemos significa que perdemos gordura corporal. Logo, é necessária uma avaliação mais precisa utilizando a BIOIMPEDÂNCIA.

A Bioimpedância é um método não invasivo, moderno e foi considerado pelo Consenso Latino Americano de Obesidade como um método apurado para avaliação da composição corporal. É um excelente exame para quem quer emagrecer ou ganhar massa muscular.

Ainda, é um ótimo instrumento para avaliar pessoas que alteram a hidratação, como nefropatas, cardíacos, pré e pós operatório de bariátrica, entre outros.

Como funciona o exame de Bioimpedância?
Através de uma corrente elétrica alternada segura (imperceptível ao ser humano) que passa pelo corpo, e são medidos os valores de bioimpedância. Esses valores, junto com peso, altura, idade, sexo e nível de atividade física diário são pontos importantíssimos para o cálculo da composição corporal, taxa metabólica e estimativa do gasto energético.

Esse exame junto com a anamnese, exames bioquímicos e exames físicos, são importantes para o profissional capacitado, o Nutricionista, elaborar um planejamento alimentar individualizado. Lembrando que cada organismo tem a sua necessidade.

Quem não poderá fazer esse exame?
Grávidas ou com suspeita de gravidez, pessoas com marca-passo, ou outro aparelho eletrônico interno ao corpo, pessoas com placas metálicas nos membros.

Att,

Equipe ProEquilibre.